Mundo DSE
Comidas Típicas de Minas Gerais

7 Comidas Típicas de Minas Gerais para aguçar o seu paladar

Falar de comida é sempre uma delícia e ainda mais quando o assunto é comida boa. Minas Gerais além dos seus encantos e beleza naturais, das memórias do Ciclo do Ouro e das viagens dos tropeiros possui uma gama de delícias para se provar, e é por isso que vamos conferir uma lista top 7 das melhores comidas típicas de Minas Gerais.

As comidas típicas de Minas Gerais estão intimamente ligadas à história do estado e são parte imprescindível da cultura.

Se além de se deliciar com a comida mineira, você quiser sair à noite, você precisa conhecer o app baladas ao vivo de bh, nele você vê por câmeras 360 as melhores baladas de belo Horizonte em tempo real.

1. Pão de queijo

Pão de queijo de Minas Gerais
Fonte: unsplash

Para quem nunca provou um pão de queijo ou não conhece essa iguaria, o pão de queijo é um bolinho assado, feito de polvilho doce ou azedo e sua base é feita com ovos, leite e incrementado com muito queijo.

O pão de queijo com certeza é uma das marcas registradas do Estado.

É uma das receitas típicas de Minas Gerais mais comentada em todo o país.

Essa delícia é encontrada desde um estabelecimento pequeno e mais humilde a restaurantes refinados.

E saiba que os mineiros defendem a receita do pão de queijo com unhas e dentes!

O Brasil inteiro conhece a fama dos mineiros com relação a qualidade ímpar tanto do queijo, quanto do pão de queijo original.

E é por isso que você deve provar dessa iguaria em suas raízes e tirar as suas próprias conclusões.

Agora, uma verdade mesmo é que não dá para recusar um pãozinho de queijo quentinho com uma xícara de café feito na hora.

2. Frango com quiabo

Frango com quiabo
Fonte: shutterstock

O quiabo, que inclusive é rejeitado por uma boa parte da população brasileira devido a sua textura no paladar têm suas origens de cultura que remonta a era dos egípcios, 12 séculos antes da era cristã.

O quiabo é da mesma família botânica do algodão e do hibisco e existem relatos de sua introdução no Brasil com o comércio de escravos em 1658 e na região do Suriname em 1686.

Mas será que essa é uma boa combinação?

Acredite que sim! O frango com quiabo é uma das melhores comidas típicas de Minas Gerais!

Além de ser uma delícia e um prato muito saboroso é requisitado em toda cozinha mineira.

Esta comida típica trata-se de um delicioso ensopado de frango caipira preparado junto com quiabo.

Mas saiba que o frango com quiabo não é feito com qualquer frango:

para essa iguaria remeter as suas raízes o prato é preparado com frango caipira que também é um dos clássicos do estado de Minas Gerais.

3. Bambá de couve

O bambá de couve é uma das comidas típicas de Minas Gerais que remetem ao tempo da escravidão e está carregado de significados e cheio de história. O prato é tradicional da cidade de Ouro Preto.

As comidas típicas de minas gerais sempre são um belo convite para provar da história e costumes do estado e o bambá é uma prova disso.

Acredita-se que os escravos aproveitavam o resto do mingau de fubá que vinha da casa grande e incrementavam o mingau com pés e orelhas de porco além de couve rasgada.

E é por isso que até hoje a forma com que a couve é preparada no bambá caracteriza um legítimo bambá: a couve deve ser rasgada.

Ao longo do tempo o prato sofreu também algumas adaptações, as carnes, por exemplo, foram substituídas por linguiça.

4. Frango com ora-pro-nóbis

Este prato é uma tradição mineira. A receita é uma das comidas típicas de Minas Gerais mais antigas e remonta ao tempo dos escravos.

A fama é tanta em Minas Gerais que a ora-pro-nóbis (nome em latim, que quer dizer orai por nós) ganhou um evento anual com o fim de fortalecer e divulgar ainda mais o uso da verdura.

O evento é realizado no mês de maio, na cidade de Sabará, que fica a 12 km de Belo Horizonte.

A receita tradicional é feita com pedaços de frango caipira refogados com alho, cebolas e pimentão.

Após refogar, coloca-se água quente na panela para que o frango cozinhe.

Depois de cozido as folhas de ora-pro-nóbis são colocadas por cima do cozido, sem mexer ou misturar.

Elas realçam o sabor e fortalecem a receita nos últimos três minutos finais (em média). Agora, imagine o sabor desse refogado… Hummm!

5. Angu (Franguinho com angu)

Angu com frango
Fonte: unsplash

O angu é uma das comidas típicas de Minas Gerais que serve como acompanhamento de diversos pratos, em principal, aqueles que levam frango.

O angu tem sua origem na África, leva pouquíssimos ingredientes e pode ser preparado tanto com fubá de milho cozido com água e temperos ou com milho verde batido e coado.

6. Leitão pururuca

O leitão à pururuca é uma das comidas típicas de Minas Gerais que tem a cara do estado. É uma das receitas mais pedidas nos restaurantes mineiros por ter uma particularidade em seu preparo.

Curiosidade:

Você sabia que para que o leitão fique com aquela pele crocante e cheia de bolhas há um segredinho?

Depois que o leitão é assado com pele e tudo ele é resfriado com gelo e em sequência joga-se um óleo extremamente quente; essa etapa é repetida várias vezes até que a pele fique crocante e com bolhas.

Claro que para quem gosta de doces ainda falta alguma coisa nas comidas típicas de Minas Gerais, não é mesmo?

Por isso não podíamos deixar de fora do nosso top 7 a sobremesa! Vamos falar deste que é um doce mineiro famosíssimo e maravilhoso: o Doce de leite.

7. Doce de Leite

Com queijo, puro, com frutas, com bolo, churros, no pão… este doce é uma delícia e está aqui sim para aguçar ainda mais o seu paladar.

Prova da qualidade do doce de leite mineiro é que o doce de Viçosa é premiado.

Em muitas das cidades mineiras o doce de leite é preparado de forma tradicional, em tachos de cobre com leite e açúcar fervendo.

Não dá para visitar Minas Gerais e não provar essa delícia de doce.

E com tantas opções maravilhosas é impossível não querer visitar o belo estado de Minas Gerais.

Além de satisfazer o paladar, o ato de saborear as comidas típicas de Minas Gerais irá fazer com que você prove de uma parte da história do Brasil.

Fonte da imagem destacada: gregorio33rep / Pixabay

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário