Mundo DSE
Como higienizar o celular?

Como higienizar o celular?

Estudos apontam que um celular é capaz de abrigar mais de 20 mil bactérias e uma boa quantia de fungos. Com a chegada do Corona Vírus no Brasil, o smartphone pode ser mais que uma “casa” para bactérias, mas também uma ferramenta de fácil contaminação. Nesses tempos em que a prevenção se faz mais importante do que nunca, saiba como higienizar o celular.

Passo 1: separe os itens do seu celular

Para começar é necessário que o smartphone esteja pronto para receber a higienização. O primeiro passo é tirar a capinha e desconectar qualquer cabo, seja da bateria ou os fones de ouvido. Além disso, é altamente recomendável que você desligue o equipamento e, se for possível, retire a bateria.

Passo 2: a limpeza dos componentes

Embora já existam celulares resistentes à água no mercado, a maioria dos produtos que compõem a lista dos melhores smartphones da atualidade não admitem mais do que alguns respingos sem danificar sua estrutura – ou seja, nada de mergulhar o aparelho em água ou mesmo em outros produtos de limpeza.

Nesta etapa, você pode utilizar lenços ou panos umedecidos em a álcool isopropílico com concentração de 70%, um tipo de álcool que é específico para produtos eletrônicos, uma vez que sua quantia de água na composição é bem menor, o que gera menos umidade. Ao higienizar o equipamento, faça movimentos suaves pela parte frontal e traseira do mesmo.

Importante: mesmo que você utilize o álcool 70%, que tem menos água, é fundamental evitar umidade nas aberturas do equipamento. Porta de carregamento, entrada de fone de ouvido, alto falantes e microfones são algumas dessas aberturas, que durante a limpeza merecem uma atenção especial para não entrar em contato com o produto higienizador.

Para essas áreas de abertura que são mais sensíveis, a dica é utilizar cotonetes, sem nenhum contato com o álcool, para fazer uma limpeza. Lembre-se de tirar o excesso do algodão para deixar o cotonete mais fino e não ficar resquícios do mesmo dentro das aberturas. Além disso, não precisa pesar na mão neste momento: faça movimentos leves para não danificar seu celular.

Depois de espalhar o álcool pelo celular, é hora de secar o que ficar de umidade. Para essa função, você pode utilizar um paninho de microfibra ou um papel toalha. Mais uma vez, tenha uma atenção redobrada à secagem das aberturas do equipamento, para que nenhuma partícula líquida consiga acessar outros componentes.

Passo 3: limpando a capinha do celular

De nada adianta fazer todo este processo de higienização do celular se, ao final, você apenas colocar a capinha que não está limpa nele. A capinha também precisa de limpeza porque, assim como a tela, é um grande ponto de contato com os dedos.

Para capinhas feitas de borracha ou silicone, a limpeza pode ser feita com detergente e água. As capinhas de plástico aceitam alvejantes a base de cloro. Em ambos os casos, após secar o produto,aplique álcool gel para garantir que a higienização foi efetiva.

Pronto! Agora é só unir sua capinha ao smartphone para voltar a usar!

Mas por que é importante higienizar o celular?

Para a maioria das pessoas, o celular é praticamente uma extensão do corpo. É por meio deste equipamento que nos comunicamos com outras pessoas, fazemos transações financeiras, estabelecemos negócios e nos entretemos. Ou seja, o smartphone está presente em boa parte das situações diárias.

Justamente por isso ele está tão exposto à vírus e bactérias quanto nossas mãos. Afinal, é comum andar de ônibus, pegar em uma maçaneta, digitar a senha em uma máquina de cartão e, na sequência, conferir algo no celular. Em casos como o Corona Vírus, que sobrevive até 24 horas ou mais em diferentes tipos de superfície, o smartphone é um ótimo hospedeiro.

Além disso, a ciência já sabe que as bactérias presentes no celular podem causar problemas no trato digestivo e infecções cutâneas, sendo que o ser humano entra em contato com elas tanto ao tocar com as mãos quanto ao encostar o equipamento no rosto.

Mas lembre-se: por mais que a higienização do celular seja fundamental para o bem-estar, especialmente para a prevenção de vírus, você também precisa fazer sua parte para mantê-lo limpo! Deixar de levar o smartphone para o banheiro ou utilizá-lo no transporte público são duas dicas úteis. E claro, lave bem as suas mãos sempre que possível. Prevenção continua sendo a maior aliada para saúde.

Imagem em destaque: DariuszSankowski/Pixabay

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário