Mundo DSE
Energia solar fotovoltaica

Entenda em 3 passos como funciona a energia solar fotovoltaica

Está curioso para saber qual o processo de funcionamento da fonte de energia renovável mais sustentável do planeta? Entenda em 3 passos como funciona a energia solar, aqui neste artigo e esclareça as suas dúvidas!

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e inesgotável que trás muitos benefícios para o meio ambiente e economia, a mesma é realizada através de uma conversão direta com a luz do sol transformada em energia elétrica, conduzidas em placas dólares e equipamentos que compõem esse sistema.

Por mais que o assunto tenha uma maior repercussão atualmente, a energia solar já estava sendo adotadas por algumas empresas no Brasil desde o ano de 2012, o qual a Agência Nacional de Energia Elétrica, já estabelecia as principais regras para o segmento da geração de energia solar distribuída, sistema em que o proprietário da residência ou empresa poderia ter um gerador elétrico instalado por ela e conectado à rede.

Atualmente, mais de 50 mil cidadãos brasileiros possuem esse modelo de energia fotovoltaica em suas empresas e residências, devido às vantagens que a energia solar proporciona na economia e para a preservação do meio ambiente. 

Quais os 3 passos principais para o funcionamento da energia solar?

Confira a seguir o que é preciso para que tenhamos a energia solar, sendo a mesma convertida para suprir as nossas necessidades diárias de eletricidade:

Geração Solar

Para um sistema de energia solar funcionar é preciso que o sistema esteja em conjunto com as placas, conhecidas como painéis fotovoltaicos, os quais são responsáveis por captar a energia solar e converter em energia elétrica a partir do efeito conhecido como fotovoltaico.

No entanto, como empresas e residências possuem necessidades diferentes, o projeto de instalação dos painéis de energia solar é feito de forma exclusiva.

Conversão da eletricidade

A carga de energia é direcionada para o inversor de frequência, o qual deve converter a corrente alternada e contínua para distribuí-la nos quadros de energia que será consumida de forma normal pelas tomadas da residência, por exemplo.

A geração da energia solar varia de acordo com a posição do sol, sendo maior durante o pico e menor no fim de tarde, no entanto, durante a noite a produção não é realizada, sendo aí necessário realizar o consumo da energia comum por empresas de distribuição na menor parte do dia.

São instaladas na casa ou empresa do solicitante, caixas de energia específicas para esse sistema, com o objetivo de poder identificar o que foi consumido do oferecido pela distribuidora e pelo sistema.

Créditos de energia

Com esse sistema que permite a troca da energia, o poste que pertence a distribuidora deve funcionar como uma bateria, o qual recebe a energia realizada por geradores e disponibiliza a sua energia quando for necessário, no caso à noite.

A energia produzida pelo sistema fotovoltaica que volta para a rede gera os créditos de energia e pode ser usado para abater o consumo que realizamos pela rede distribuidora. Com a produção da energia solar necessária para o consumo de uma família diariamente, conseguimos reduzir em 95% o valor nas contas de energia elétrica.

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário