Mundo DSE
benefícios de uma boa alimentação

Os benefícios de uma boa alimentação para a saúde dos dentes

O sorriso é uma das características mais marcantes na vida de uma pessoa. Com o crescimento das redes sociais e uma necessidade de ser “perfeito”, muitos buscam ter um sorriso branquíssimo, porém, às vezes feito de forma imprudente.

Os dentes possuem uma coloração normal, quando acontece deles amarelarem ou escurecerem, é sinal de que algo está errado. Porém, dentes não se clareiam da noite para o dia, por isso existe o clareamento dental.

Entretanto, existem alguns alimentos que além de trazerem benefícios para a saúde, também ajudam a manter os denteis mais claros e de forma saudável. Entenda como:

Por que ter uma boa alimentação?

Já se sabe que alimentar é essencial, mas além disso, é preciso que se alimente bem, ou seja, consumir refeições que realmente contribuem para o seu organismo. Afinal, quando isso não acontece, abre-se uma porta para problemas de saúde.

Para quem não sabe, a cárie (famosa em muitos consultórios dentistas), e doenças periodontais, como a gengivite, podem aparecer por causa de uma má alimentação.

Isso acontece porque alimentos que contém muito carboidratos, açúcares e amidos contribuem para que ocorra a produção de ácidos pela placa (biofilme dental, camada protetora do dente) e assim atacam o esmalte do dente, a parte branca que vemos.

Quando isso acontece, é possível que essa desmineralização do esmalte do dente, cáries sejam originadas, podendo trazer diferentes transtornos, entre eles, a perda do dente.

Ao consumir alimentos que possuem alto teor em açúcar, amido ou alimentos que possam se prender nos dentes, é preciso ter uma certa atenção, porque esses alimentos podem produzir mais placa, que aumenta a produção de saliva que pode ajudar a “lavar” alimentos e ácidos da boca.

Sendo assim, fique atento a alimentos que consome. Isso porque, o leite e vegetais incluem algum tipo de açúcares, porém, são alimentos também essenciais para se manter uma dieta rica e saudável, já que muitos deles possuem nutrientes importantíssimos para nossa saúde.

A dica nesses casos é de que crie o hábito de ler a tabela nutricional dos alimentos e bebidas, buscando escolher os que tem baixa quantidade de açúcar, e é claro, sempre tendo um acompanhamento com um nutricionista ou profissional do tipo para te ajudar.

Alimentos que beneficiam os dentes

Da mesma foram que existem os tipos de alimentos que podem escurecer a arcada dentária, há aqueles também que favorecem o seu clareamento, entre eles podemos listar:

  • Água;
  • Brócolis;
  • Castanha-do-pará;
  • Cenoura;
  • Espinafre;
  • Frango;
  • Iogurte;
  • Maçã;
  • Morango;
  • Ovo;
  • Pepino;
  • Pera e
  • Salmão.

Mas atenção, não é porque eles apresentam benefícios como nutrientes para os dentes, tudo em excesso pode fazer mal, além de que não se deve esquecer de ir ao dentista de forma regular, principalmente aqueles que querem clarear os dentes.

Por isso, manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, é capaz de eliminar diversas doenças periodontais e evitar que a raiz do dente seja danificada.

Entretanto, é bom ressaltar que uma a escovação, o uso de fio dental, também são indispensáveis para a manutenção da saúde bucal.

Fonte da imagem destacada: Freepik

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário