Mundo DSE
Controle financeiro

Manual de 6 passos para fazer um orçamento pessoal e um controle financeiro

Problemas econômicos estão levando você a considerar sua situação financeira atual? Você pode estar preocupado em perder o emprego ou em aumentar as suas dívidas.

Evite uma potencial crise financeira pessoal; volte ao básico com um orçamento que você pode cumprir. Aqui estão os 7 passos para saber como começar:

Primeiro passo: definir metas realistas

Os seus grandes objetivos de vida ajudarão você a fazer escolhas inteligentes de gastos. Pergunte a si mesmo: como eu quero minhas finanças em um ano? Decida o que é importante para você e comece por aí.

Segundo passo: identifique suas receitas e despesas

Você provavelmente sabe quanto ganha a cada mês – mas também sabe com o que gasta? Controle bem tudo o que está gastando. Gaste como faria normalmente, mas por algumas semanas, anote cada centavo que você gasta. É fácil de fazer e você pode se surpreender com o que vai descobrir.

Você terá uma noção de quais gastos realmente estão afetando as suas finanças, além de definir bem quais deles realmente são indispensáveis.

Terceiro passo: Necessidades e desejos separados

Ao conhecer todos os seus gastos, comece a se questionar:

Pergunte a si mesmo:

  • Eu quero ou preciso?
  • Gastar esse dinheiro me aproximará de meus objetivos financeiros a longo prazo?
  • Posso viver sem esses gastos?

Defina prioridades claras para si mesmo e as decisões se tornam mais fáceis de tomar.

Quarto passo: Crie seu orçamento

Certifique-se de que você não está gastando mais do que ganha. Equilibre seu orçamento para acomodar tudo o que você precisa pagar.

Uma maneira fácil de fazer isso é criando uma planilha em Excel ou utilizando certos aplicativos no celular que ajudam a organizar seus gastos.

Quinto passo: Totalize sua renda mensal e despesas mensais.

Se o seu resultado final mostrar mais receita do que despesas, você já começou bem. Isso significa que você pode priorizar esse excesso em áreas do seu orçamento, como economia de aposentadoria ou pagar mais em saldos de cartão de crédito para eliminar algumas dívidas mais rapidamente.

Se você tiver uma coluna de despesas mais alta que a de receita, isso significa que algumas alterações nos seus gastos terão que ser feitas.

Sexto passo: Faça ajustes nas despesas.

Se você identificou e listou com precisão todas as suas despesas, o objetivo final seria ter suas colunas de receita e despesa iguais. Isso significa que toda a sua receita é contabilizada e orçada para uma meta específica de despesa ou economia.

Se você estiver em uma situação em que as despesas são mais altas que os seus ganhos, verifique suas despesas variáveis para encontrar áreas a serem cortadas. Como essas despesas geralmente não são essenciais, deve ser fácil economizar alguns reais em algumas áreas para aproximá-lo de sua renda.

Essas são apenas algumas dicas para você conseguir ter um controle das suas finanças e conseguir se ajustar para não ter dívidas nem problemas financeiros futuros!

Você é engenheiro e quer aprender a fazer um orçamento de obras mais rápido e mais prático?

Então acesse: Planilha de orçamento de obras

Leia também – Tabelas SINAPI como baixar

Imagem destaque: stevepb/Pixabay

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário