Mundo DSE
Marketing Digital aliado ao negócio Imobiliário

Marketing Digital para impulsionar seu negócio imobiliário

Confira as oportunidades e as ferramentas que o uso dos 4P’s podem proporcionar

Marketing Digital aliado ao negócio Imobiliário
Imagem: Pixabay

Você já ouviu falar dos 4P’s do Marketing? Eles são muito mais do que meras palavrinhas. Eles servem como grandes e importantes estratégias para um ação de marketing de sucesso! Afinal, ao trabalhar estratégias envolvendo essas quatro palavras que iniciam com a letra P você poderá desenvolver estratégias de sucesso e, principalmente, colher excelentes oportunidades de negócio!

Então, anote aí: Preço, Ponto de Venda, Produto e Promoção. Daqui pra frente, este post falará de maneira abrangente sobre elas, aplicando suas características ao segmento imobiliário e suas necessidades diante do cenário de representatividade da internet e da grande tendência que tem sido as estratégias digitais para prospecção, engajamento e manutenção de uma carteira de clientes.

Saiba anunciar preço e demonstre o valor da sua marca!

Esse é um dos principais elementos que influenciam na decisão de compra dos consumidores. Por isso, busque trabalhar com seu público-alvo estratégias que apontem para três elementos básicos: satisfazer seus desejos (ou necessidades); primando por uma boa relação de troca, de modo a evidenciar a oferta de um determinado produto, como um terreno, uma casa ou um apartamento, por exemplo e, por fim, estar por dentro dos preços de mercado para cada localização e perfil de imóvel, afinal de contas, os valores de mercado influenciam as relações de oferta e de demanda, justificando seus preços.

No quesito de valor de marca, os profissionais de marketing definem mercado de uma maneira diferente dos economistas. Ou seja, especialmente no mundo digital, o valor que uma marca tem pode ser imensurável. Especialmente se ela se estabelecer no mercado como uma alternativa para solucionar problemas com agilidade e ter uma alta performance de penetração nas ferramentas de buscas virtuais.

Seu ponto de venda pode ser a internet também

Se uma pessoa procura por imobiliárias em João Pessoa, por exemplo, dificilmente ela sairá pelas ruas do seu bairro para fazer isso. Muito provavelmente, ela usará a internet para isso! Então, estar presente nas ferramentas de busca podem ajudar a sua imobiliária a aparecer entre as primeiras nos resultados de sites líderes de audiência, como o Google, o Bing e o Yahoo!. De maneira geral, um site será como uma nova sede para o seu negócio, só que virtual. Afinal, ele será também um canal de visitas de clientes, que poderão conhecer sua marca e buscar por imóveis que você tenha disponibilizado.

Por isso, dedique-se a este seu ponto de venda: tenha um site bem estruturado, atualize-o sempre, disponibilize o máximo de informações sobre sua imobiliária (dados de contato e formulários para solicitar visitas são essenciais). Além de todo tipo de informações sobre os imóveis anunciados, tenha boas imagens carregadas nele, para que os clientes possam ter uma ideia aprofundada do imóvel apresentado e, principalmente: faça com que ele seja responsivo.

Um site responsivo é aquele que funciona bem em todos os tipos de sistemas operacionais e navegadores de celulares, tablets e computadores. Isso pode parecer algo totalmente desnecessário para quem não é conhecedor de tecnologia, mas não é, principalmente se você levar em conta o fato de que muita gente aproveita momentos de folga ou em que está no ônibus, tomando um café na esquina ou aguardando o Uber chegar para pesquisar alguma coisa na internet. Portanto, fique sempre ligado nas tendências para deixar seu site no capricho!

O que é o produto de uma imobiliária?

No mundo dos negócios, as empresas devem tomar decisões que influenciarão em seu posicionamento estratégico no mercado; além disso, devem conhecer da melhor maneira possível as características do seu produto ou serviço, e como isso influencia as decisões dos consumidores.

É importante saber, por exemplo, empregar a estratégia de marketing correta de acordo com as diferentes etapas do ciclo de vida dos produtos, que são os imóveis anunciados. Eles não podem e nem devem ficar muito tempo “parados”, por isso, quanto mais forem divulgados, maiores serão as chances de serem ocupados rapidamente. Uma ótima estratégia digital para isso é investir em campanhas de Google Adwords e também nas redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, apresentando características, curiosidades e diferenciais de cada imóvel disponível de modo a atingir o máximo possível de seguidores.

No caso de imóveis para alugar ou à venda, por exemplo, é necessário que as imobiliárias sem empenhem em atingir o maior número possível de satisfazer ou surpreender seus clientes serão capazes de vender seus produtos com maior facilidade e, em alguns casos, por um valor maior, aumentando com isso seus lucros e se destacando frente a seus concorrentes.

Como o conceito de Promoção se aplica digitalmente ao mercado de imóveis?

Além de conhecer bem as necessidades dos consumidores, estar bem posicionado nos canais digitais em que eles circulam, uma imobiliária que deseja impulsionar seus negócios no ambiente digital deve também se preocupar com os concorrentes, fornecedores e fatores ligados ao governo e à economia.

Nesse contexto, cabe lembrar que os bons gestores de marketing são aqueles que buscam por informações a todo instante, visando sempre tornar sua marca e produtos alvo de alguma Promoção que possa encantar seus clientes e servir como vitrine para fechar negócios.

Dentro do composto de marketing, que também é chamado muitas vezes de marketing mix ou, por outras pessoas, de composto mercadológico, trabalhar estratégias de Promoção podem ser importantes ferramentas para englobar fatores determinantes da decisão de compra de imóveis ou fechamento de contratos de aluguel por parte dos consumidores.

Por isso, criar campanhas via newsletter, cafés da manhã para lançamentos de empreendimentos, disparo de materiais e vouchers promocionais, além de promoções de marcas que ofereçam brindes e a manutenção de um bom relacionamento com os clientes podem ser excelentes ferramentas para puxar os relacionamentos realizados em formato digital para o mundo real e, com isso, converter leads em clientes com contratos fechados.

Com base no que apresentamos neste post, é possível afirmar que os 4P’s do marketing são estratégias indispensáveis para a atividade de marketing digital de qualquer empresa que atua no setor imobiliário. Seu uso permitirá a corretores e empresários organizar, planejar, implementar e controlar ações digitais que possam melhor atenderem seus clientes e, com isso, atingirem seus objetivos.

Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para continuar recebendo notícias de qualidade que periodicamente disponibilizamos em nosso site! Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário