Mundo DSE
Empilhadeiras

7 pontos para uma boa gestão da frota de empilhadeiras

Este artigo é direcionado para gestores de frota, locadores de empilhadeiras e profissionais da logística. Nele abordaremos os principais pontos de boas práticas para uma boa gestão da frota de empilhadeiras.

Gestão da frota de empilhadeiras
Empilhadeiras (foto: canva)

Os 7 pontos de atenção para controlar sua frota:

  1. Controlar
  2. Comunicar
  3. Gestão de pessoas
  4. Treinamentos
  5. Tecnologia
  6. Manutenção preventiva
  7. Renovação

Controlar

Sem controle não há gestão” talvez essa seja a frase mais usada nos cursos de pós-graduação para gestores.

Seja numa planilha excel, seja em folhas de papel, o que você preferir, mas mantenha um controle de toda a sua operação. Hoje você pode não ter as ferramentas necessárias para te darem uma visão geral da sua frota, mas um dia você terá acesso a elas.

Um profissional que conhece excel profundamente já é capaz de gerar bons relatórios para a gestão, contabilizando os principais dados a serem controlados:

  • tempo de máquina parada
  • custo de manutenção por equipamento
  • controle de operador por equipamento

Com essas informações básicas você já será capaz de cruzar as informações e saber por onde o dinheiro está saindo, qual equipamento está exigindo mais recursos e se são todos os modelos deste tipo ou se é apenas aquele modelo de uma seção, ou operado por uma pessoa específica.

À partir desses dados é iniciado o processo de investigação se o problema está no piso, no combustível, no fabricante do equipamento ou na operação em si.

2 – Comunicar

Comunicação é fundamental. Comunicar o que está acontecendo e ouvir sugestões para a solução de problemas, realizando brain storms.

Muitas vezes as pessoas que estão no piso da operação sabem o que está acontecendo mas a informação não chega até você, porque os canais intermediários da empresa não querem repassar.

Então abrir esse canal de comunicação, expôr à equipe o que está acontecendo e coletar ideias é de fundamental importância na gestão da frota de empilhadeiras.

3 – Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é crucial para qualquer gestor de qualquer área. Na gestão de equipamentos isso não é diferente.

É preciso motivar os operadores a manterem a frota intacta, uma premiação para operadores que mantiverem a máquina sem riscos, sem impactos.

Numa política simples de incentivo você conseguirá resultados fantásticos envolvendo as pessoas na preservação da frota de empilhadeiras.

A substituição deve ser feita em último caso, porque isso aumenta os custos da empresa e o turnover não é bem visto por gestores superiores. Portanto a ideia é investir em programas de incentivo e treinamentos de reciclagem.

Gestão de pessoas ao trabalhar com empilhadeiras
Empilhadeiras (foto: canva)

4 – Treinamentos

Se você possui técnicos para cuidar das suas empilhadeiras, tenha certeza de que eles possuem todas as ferramentas necessárias para cuidar delas, ou então terceirize o serviço.

Muitos fabricantes de empilhadeiras não dão o programa de acesso ao controlador da máquina, isso porque um técnico mal instruído pode deixar a máquina sem freio, ou com alta curva de aceleração e provocar um acidente, envolvendo o nome da marca.

Se a marca da sua frota não permite este acesso é melhor terceirizar e fazer um contrato de manutenção full service com o representante oficial do fabricante. Vai sair mais caro no curto prazo, mas a longo prazo sem dúvida te custará menos dinheiro e dor de cabeça.

Atualmente existem cursos de reciclagem para operador de empilhadeiras online, portanto os custos são baixíssimos se comparado com a redução de danos que isso pode trazer para a sua empresa.

5 – Tecnologia

Existem diversas empresas especializadas em gestão de frota, e o custo não é tão alto como era antigamente.

Startups entraram nesse meio tecnológico derrubando os preços e trazendo novas tecnologias.

Um software de gestão de frota integrado nas suas máquinas e que você consegue visualizar de qualquer lugar através da internet vão te trazer muita economia.

6 – Manutenção preventiva na gestão da frota de empilhadeiras

Esse talvez seja o ponto mais importante numa gestão de frota. Se você não conseguir fazer nenhum dos outros pontos, este é o ponto que você não pode deixar pra trás.

Seria como a revisão do seu carro. Sem a revisão ele começa a apresentar vários problemas rapidamente e a coisa vira uma bola de neve.

Durante um processo de manutenção preventiva parece que o técnico não faz muita coisa na empilhadeira, mas um simples ajuste, um aperto no parafuso, pode te salvar uma transmissão, ou salvar sua equipe de um acidente.

Com a utilização da empilhadeira, com seus freios de lona, o pedal do freio vai baixando, então o técnico precisa ajustar constantemente. O pedal de aproximação pode acabar com a sua transmissão.

Ou seja, o técnico vai só apertar um parafuso, mas o que te vale um milhão de dólares é qual parafuso apertar e quanto apertar. E o processo de manutenção preventiva envolve vários outros fatores além dos ajustes, tais como lubrificação, e troca de itens de desgaste.

Veja mais dicas sobre como reduzir custos com a manutenção de empilhadeiras!

7 – Renovação da frota de empilhadeiras

Renovar a frota é muito importante. Nossa equipe visita dezenas de empresas por mês e é impressionante a quantidade de empilhadeiras antigas rodando no país.

Uma empilhadeira antiga vai te trazer problemas de falta de peças, operadores desconfortáveis, problemas de máquina parada constantemente, fora o consumo de combustível.

Ao longo do tempo o custo total de uma empilhadeira antiga vai ultrapassar de longe o custo de aquisição de novos equipamentos. Se você tiver controle dos seus gastos com manutenção e contabilizar os prejuízos por hora de máquina parada, você verá isso facilmente.Se você estiver com um processo de compra de empilhadeiras, verifique essas dicas!

Fonte da imagem destaque: digital.fispaltecnologia

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário