Mundo DSE
criptomoeda

Diferença entre um ativo digital e um criptoativo

Ao falar em criptomoeda, é muito comum ouvir falar de ativos digitais. Entretanto, você sabe o que é um ativo digital? É importante saber como ele funciona porque o termo aparece com frequência em negociações de criptomoedas e dos chamados criptoativos. 

Assim, retire aqui todas as suas dúvidas sobre o assunto e saiba a diferença entre esses termos. 

O que é um ativo?

Antes de mais nada, vamos compreender o que significa um ativo em seu sentido amplo.

Na área da economia e da contabilidade, o termo se refere a qualquer tipo de bens e valores. 

Além disso, eles podem ser só de uma pessoa, como também de uma empresa, ou de um grupo coletivo. 

Esses ativos podem ser trocados e negociados no mercado e possuem um determinado valor. Sendo que esse valor também pode se modificar de acordo com os movimentos do mercado, sofrendo valorização ou não. 

O que é um ativo digital?

Já um ativo digital é um tipo de arquivo digital que é enriquecido. 

Entretanto, é fundamental que ele tenha um direito de uso, sem isso, não pode ser considerado um ativo digital. 

Assim, podem ser também softwares, blogs, imagens, vídeos etc. Até mesmo perfis em redes sociais podem ser considerados como ativos digitais. Para esses itens citados anteriormente, é sempre fundamental o uso do marketing digital para valorizá-los ainda mais. 

Porém, um outro tipo de ativo digital que não é tão comum de ser relacionado, é a criptomoeda. 

E os criptoativos?

Os criptoativos são um tipo de ativo digital. Mas, no caso deles, são criptografados.Assim, podem ser um tipo de registro digital que são armazenados em computadores. 

Portanto, as criptomoedas também são um tipo de criptoativo. É preciso ter claro que um criptoativo não se restringe a esse tipo de moedas.  

Uma das suas grandes diferenças com um ativo comum, é que eles não estão em registro digitais de determinadas instituições financeiras, dessa maneira possuem um funcionamento descentralizado, o que faz com que sua criptografia seja ainda mais forte. Você só irá precisar ter uma conta em uma exchange para poder investir, e vale ressaltar que os criptoativos não são moedas eletrônicas. Essas últimas estão previstas na legislação brasileira e que podem ser utilizadas em transações financeiras e que possuem uma unidade de valor prevista e que podem até mesmo ter nota fiscal. 

As criptomoedas como ativos digitais

Assim, as criptomoedas são criptoativos que, por sua vez, são ativos digitais. Um dos exemplos mais conhecidos é a bitcoin, que está a mais tempo no mercado e que já passou por uma grande valorização desde que foi fundada.

Os criptoativos para pagamentos e transferências bancárias, como no caso das criptomoedas, não são controladas ou garantidas por uma instituição financeira. Por conta disso, ninguém precisa aceitar esse tipo de moeda. Ela não possui nenhum tipo de imperativo em relação a isso, a não ser que esteja previsto em algum contrato. 

O que é preciso para operar com criptoativos?

Para isso acontecer, assim como para operar as criptomoedas, é fundamental ter uma carteira virtual. 

A chamada wallet funciona como uma carteira que qualquer um carrega no bolso ou na bolsa. Mas, ela funciona com um código, que é uma chave pública que possibilita a realização das transações. Essa é uma chave que deve ser secreta e é baseada em um conjunto de caracteres.

Entretanto, no caso das criptomoedas, por não serem regulamentadas, estão em um universo diferente das moedas oficiais. Por conta disso que, por mais que você tenha uma carteira recheada de criptomoedas, pode não conseguir operar sempre que quiser. 

Além disso, é importante saber administrar corretamente essa carteira para que as moedas não acabem passando por uma desvalorização e assim você acabe perdendo seus rendimentos. 

Fonte da imagem destacada: olhardigital

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Baixar Jogos Para Android

Se divertir com os melhores Jogos Online.