Mundo DSE
como ser representante comercial

Como ser um representante comercial eficiente?

Se você é um bom vendedor e gosta de trabalhar com liberdade para administrar o próprio tempo e metas, uma carreira ideal é servir de intermediário entre fábricas e indústrias, e lojas que vendem seus produtos. Mas para ter sucesso nesta profissão é preciso desenvolver algumas habilidades. Neste texto, você saberá como ser um representante comercial eficiente.

Um representante comercial pode ter vínculo empregatício com alguma empresa ou ser totalmente autônomo. Independentemente da forma de trabalho, precisará ser muito disciplinado para buscar as próprias metas e proativo para não só aumentar a cartela de clientes, como poder selecionar os mais estratégicos. 

Suas principais ferramentas de trabalho serão um carro para se deslocar e levar mostruários e o celular. Este segundo, aliás, será sua principal companhia. Hoje a maioria dos clientes prefere fazer tratativas ou tirar dúvidas por telefone ou Whatsapp.

Como este profissional circula por diversas regiões e pega estrada com frequência, precisa escolher um plano de celular que atenda essas necessidades por um bom preço e estudar qual operadora oferece o melhor sinal em sua área de atendimento, a exemplo dos planos Tim ligações ilimitadas.

6 dicas de como ser um representante comercial eficiente

Atendimento de qualidade é uma característica obrigatória a qualquer profissional que trabalhe com vendas, mas ter ascensão nesta carreira exige muito mais do que isso. Veja a seguir dicas de como ser um representante comercial eficiente.

Registre-se e garanta seus direitos trabalhistas

Um representante comercial vinculado a uma empresa tem contrato de trabalho assinado, salário fixo e comissões. Neste modelo, o profissional terá uma carga horária estabelecida, além de receber orientações de um gestor da empresa. Sua autonomia consiste em elaborar o próprio plano estratégico para captar e reter clientes.

Já o que atua de forma autônoma, também assina um contrato, mas de prestação de serviços, onde são especificados todos os seus direitos e deveres, valor de comissão, região em que poderá atuar, entre outras informações. 

Se você trabalha desta forma precisa se registrar no Conselho Regional de Representantes Comerciais (Core), se inscrever no INSS para obtenção dos direitos previdenciários e ter uma carteira profissional . 

Esta parte burocrática é o primeiro passo para você ser um representante comercial eficiente, pois é o que vai lhe assegurar direitos e comprovar que você é um profissional nesta área. 

Negociador de primeira linha

Quando o assunto é como ser um representante comercial eficiente, o poder de negociação é uma das habilidades mais importantes. Negociar é argumentar, ouvir e saber as necessidades do seu cliente, mas também saber quais as condições ideais do seu fornecedor de produtos e conduzir isso de forma a fechar um negócio em condições boas para ambas as partes.

Muitos confundem negociação com boa oferta de preço, mas na verdade isso vai muito além. É lógico que o comprador quer bom preço, mas também precisa de condição de pagamento, entrega ágil, entre uma série de exigências que cabe ao representante analisar o que é possível atender e para quem dá para fazer uma condição diferenciada.

Estude o perfil dos clientes dos seus clientes

Muitos representantes estudam apenas o perfil do seu cliente primário, que é o gerente ou dono de comércio. Mas ser um profissional estratégico e eficiente requer um conhecimento mais amplo. 

Ao conhecer o perfil do cliente do seu cliente você saberá: o tipo de produto que terá mais saída no comércio dele, o tíquete médio que o cliente dele costuma gastar, em que épocas ele compra mais, entre outras. Essas informações vão lhe ajudar a fazer uma abordagem mais assertiva, já apresentando os produtos e lançamentos mais estratégicos para o negócio dele. 

Faça seu cliente se sentir especial

Depois que você estabelece uma relação de confiança com o cliente e sabe o perfil de compra dele, pode facilitar o caminho fazendo uma pré-lista de compra de acordo com o valor do pedido que ele costuma fazer.

Mas para isso, é claro, estude se o seu cliente é do tipo que gosta de medidas que lhe economizam tempo ou se é daqueles que podem ficar desconfiados com este tipo de atitude. Fazer o seu cliente se sentir especial é tratá-lo da forma como você sabe que ele prefere. Por isso o primeiro passo é conhecê-lo bem. 

Sabendo a média de volume de venda de determinado produto por período no estabelecimento do seu cliente, você pode fazer uma ligação e alertá-lo que provavelmente está na hora de repor o estoque e que você ligou para lembrá-lo, por exemplo. Isso é atendimento personalizado.

Caso ainda não esteja na hora de repor porque houve uma queda nas vendas, esta será uma ótima oportunidade para conversar com o seu cliente sobre o momento e ver de que forma você pode ajudar, oferecendo um produto novo mais em conta ou uma condição de pagamento diferenciada para ajudá-lo a superar a crise. Mostre para o seu cliente o quanto ele é especial e que vocês são parceiros.

Plano estratégico de marketing

Não faça ligações e abordagens aleatórias, um bom negócio precisa de uma boa estratégia e quando estamos falando em como ser um representante comercial eficiente não é diferente. 

Tenha uma planilha com anotações sobre os pedidos, perfil de cada cliente, forma como cada um prefere o contato e fazer o pedido, em qual período do mês costumam fazer compras, hora do dia que costumam ligar ou agendar visitas.

Isso tudo ajudará você a saber a hora certa de fazer contato e não ser inconveniente. Estude qual a melhor estratégia de apresentar novidades ou ofertas e anote datas de ligações ou e-mails para ter controle do tempo entre uma e outra. 

Tenha um plano de celular que não te deixe na mão

O celular é o instrumento de trabalho mais utilizado por quem trabalha nesta área. Ser um representante comercial eficiente também depende de um plano de celular bom. Afinal, você usará muito o Whatsapp, ligações para diferentes operadoras, GPS para chegar em lugares que você ainda não conhece e precisará de internet disponível a qualquer hora e sinal de telefone mesmo em áreas mais remotas.

Por isso, procure saber qual a operadora de celular tem melhor sinal na sua região e procure por planos com aplicativos como Waze e Whatsapp ilimitados, ou seja, sem descontar do seu pacote de dados na internet. Você também precisará de um plano com ligações ilimitadas para qualquer operadora para poder telefonar com tranquilidade para qualquer cliente sem se preocupar com custos. 

Conclusão

Agora que você já sabe como ser um representante comercial eficiente comece a montar seu plano estratégico para captar novos clientes, manter os que já são fiéis e expandir as suas vendas. 

Aprimorar seu conhecimento em planejamento comercial e marketing digital também vai lhe ajudar a de destacar ainda mais nessa carreira. Sucesso e boas vendas!

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário