Mundo DSE
Como escolher o melhor para o meu negócio

Como escolher o melhor para o meu negócio

Independentemente do segmento e do tamanho de sua empresa, ela tem muito a ganhar com a adoção de um sistema ERP. Esse tipo de ferramenta é capaz de melhorar a produtividade de seus colaboradores, aumentar o volume de vendas e tornar a gestão mais simples e sofisticada, além de outras vantagens.

No entanto, encontrar o sistema ERP ideal para seu negócio pode ser uma tarefa complexa e demorada, com muitas armadilhas potenciais ao longo do caminho.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que devem ser seguidas para que você consiga escolher a melhor solução para seu negócio, de forma rápida e objetiva. Confira!

1 – Considere as necessidades de seu negócio

Embora seja óbvio, é importante ressaltar que um dos principais fatores a serem considerados no processo de escolha de um sistema ERP é se ele atende às principais necessidades de sua empresa.

Muitas pessoas ainda têm a falsa impressão de que todos os sistemas são iguais e, por isso, acabam se guiando por questões como preço ou fama da marca.

A verdade, no entanto, é que você pode encontrar diferentes funcionalidades, recursos, opções de customização, etc. Tudo isso faz a diferença na hora de escolher a melhor solução para sua empresa.

Vale ressaltar que, além das necessidades atuais, você também deve levar em conta as suas necessidades futuras.

Por isso, antes de considerar as suas opções, tente responder algumas perguntas como:

  • Quais atividades/processos eu preciso melhorar e como o ERP pode me ajudar?
  • Quais a necessidades específicas do meu segmento?
  • Quais meus objetivos futuros?
  • Depois de atingir meus objetivos, meu ERP ainda será funcional para minha empresa?

É sempre importante avaliar que o sistema ERP é uma ferramenta que ajuda a sua empresa a crescer e, por isso, ele deve ser capaz de crescer junto com ela. Ou seja, ele precisa ser escalável para atender às suas necessidades atuais e futuras.

2 – Escolha um modelo de sistema ERP

Atualmente, as empresas possuem, basicamente, duas formas para utilizar um sistema ERP: localmente ou na nuvem.

Em termos de funcionalidade, essas duas opções oferecem basicamente os mesmos recursos. No entanto, os custos são bem diferentes.

Primeiro que, para contar com um software localmente, sua empresa precisa de um considerável investimento inicial para adquirir a licença de uso. Além disso, esse tipo de solução exige uma infraestrutura de TI mais robusta, o que pode requerer a aquisição de novos servidores, etc.

Por outro lado, se você optar por um ERP na nuvem, não será necessário grandes investimentos iniciais. Geralmente, são realizados pequenos pagamentos mensais, semestrais ou anuais, a depender do tipo de contrato com o fornecedor.

Além disso, sua empresa não precisa se preocupar com a infraestrutura de TI, já que o sistema é online. Ou seja, todo seu funcionamento é garantido pelo fornecedor.

Em termos práticos, escolher uma solução em nuvem pode ser muito mais vantajosa, por implicar em menos custos e por ser mais fácil de adequá-los ao fluxo de caixa.

3 – Entenda o custo total de propriedade

Muitas vezes, a compra de um software ERP traz consigo uma série de “despesas ocultas”, tais como custo de implementação, atualizações, renovação de licenças, suporte técnico, aquisição de hardware, etc.

Por isso, é importante que seja considerado tudo que será necessário gastar para ter o sistema implantado e operante, além dos custos futuros ao seu funcionamento.

Atualmente, as soluções de ERP em nuvem, como o Cake ERP, têm se mostrado uma ótima alternativa para as empresas se livrarem desses custos vinculados aos sistemas.

Uma vez que essas aplicações são acessadas pela web, sua empresa não precisa se preocupar com a aquisição de hardware (seja servidor para rodar o serviço ou desktops que suportem a operação do sistema).

Da mesma forma, não é necessário se preocupar em adquirir atualizações: todas as melhorias são incorporadas automaticamente.

Ou seja, ao adotar uma solução de ERP baseada em nuvem, sua empresa sabe exatamente quanto vai gastar e tem a possibilidade de escolher quais recursos utilizar conforme a necessidade.

4 – Valorize a experiência do usuário

Um software ERP é uma ferramenta complexa e robusta, mas isso não significa que seu uso deva ser complicado.

Priorize soluções que apresentem recursos intuitivos e layout simples e agradável. Dessa forma, sua equipe poderá se familiarizar com a ferramenta de forma muito mais rápida e, assim, extrair o melhor do sistema.

5 – Pesquise bem sobre o fornecedor de software

Antes de escolher um software ERP é importante avaliar a experiência do fornecedor. Esse é um ponto crucial para avaliar se o sistema é capaz de oferecer tudo o que promete, bem como se será capaz de oferecer melhorias contínuas ao longo do tempo.

Os provedores de soluções de ERP experientes têm o conhecimento técnico e fornecem recursos qualificados para facilitar a utilização do software.

Por outro lado, caso você escolha um fornecedor amador,é bem provável que ele não seja capaz de fornecer os resultados esperados e sua empresa terá mais problemas do que soluções ao implementar o sistema.

Conheça o Cake ERP

Como falamos anteriormente, o Cake ERP é um sistema baseado em nuvem e desenvolvido para ajudar pequenas e médias empresas a obterem grandes resultados.

Nele, você encontra diversas funcionalidades, como gestão de vendas, gestão financeira, emissão de nota fiscal e muito mais.

Você pode escolher quais recursos utilizar de acordo com suas necessidades ou capacidade financeira. À medida que sua empresa for crescendo, você pode ir incorporando novos recursos a fim de garantir um alto nível de produtividade, confiabilidade e gestão.

O Cake ERP, por exemplo, é um produto desenvolvido pela NL Inormática, uma empresa nacional que há mais de 38 anos vem construindo uma das mais sólidas carteiras de clientes na área de softwares de suporte à gestão.

Logo, você tem a certeza que trata-se de um produto com um alto grau de confiabilidade e é capaz de ajudar a sua empresa a alcançar seus principais objetivos de negócio!

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário