Mundo DSE
Marketing digital

5 princípios do Marketing Digital que não devem ser negligenciados em suas campanhas

Não há dúvidas que o Marketing Digital nos tempos atuais é a principal forma das empresas conquistarem mais clientes e se posicionarem no mercado.

Mas é fato de que muitas empresas investem sem resultado por não dominarem alguns princípios do Marketing Digital que abordaremos neste artigo.

E para a surpresa de muitos, boa parte das ações de marketing digital que não dão resultado tem suporte de agências digitais. Por este motivo é tão importante para que você empresário ou empreendedor tenha domínio destes importantes princípios.

Marketing digital
Trabalhando com marketing digital (Foto: Shutterstock)

Antes mesmo de continuar o artigo, é válido dizer que existe agencia de marketing digital que atua de maneira estratégica.

E com este conhecimento você saberá diferencia-las.

1 – Conheça o seu cliente (Público-alvo)

O primeiro princípio e talvez o mais importante é que sua empresa precisa conhecer o perfil de seu cliente.

Não há a menor hipótese de buscarmos clientes qualificados se não sabemos qual o perfil dele.

Qualquer investimento em ações de marketing que vise um resultado em vendas precisa ter muito claro qual o perfil do público.

E, para a surpresa de muitos, é preciso saber muito mais do que somente os dados demográficos, como sexo, faixa etária, região geográfica e outros.

É preciso saber muito sobre o comportamento e também sobre aspectos emocionais deste público.

As emoções das pessoas que impulsionam que elas tomem decisões. E isso é comprovado cientificamente.

A região do nosso cérebro eu impulsiona a tomada de decisão é o sistema límbico, que é exatamente responsável pelas emoções.

Basta se imaginar na seguinte situação: imagine que acabaram de bater em seu carro. Você esta com muita raiva. Possivelmente você esta muito mais suscetível a descer do carro e xingar a outra pessoa.

Isso porque você esta tomado pela emoção de raiva. Você faria isso por uma pessoa que não conhece em qualquer outro momento ou situação?

A resposta provavelmente é não. Emoções boas e ruins fazem as pessoas a tomarem ações, que muitas vezes culminam em uma compra.

Então é preciso saber as emoções que movem seu público, como do que ele tem raiva, do que ele tem medo, quais foram as frustrações no passado e outras.

2 – A comunicação é voltada para este público

O outro princípio é que a sua mensagem que tem que ser voltada para este público-alvo da sua empresa.

Ou seja, deve falar dos medos, das frustrações, angústias e etc. Se você esta para contratar uma empresa de desenvolvimento de sites ou de gestão de mídias sociais, verifique se ela esta preparada para desenvolver este trabalho de forma estratégica.

Porém é necessário tomar cuidado nessa comunicação. Assim como esta tratando das emoções, é preciso atingir de forma correta.

Uma comunicação errada pode gerar também a emoção errada e fazer com que seu público se afaste de sua empresa.

3 – Seu concorrente, você precisa saber dos passos dele

A análise de concorrência também é um importante princípio de marketing digital.

Você precisa conhecer a fundo os pontos fortes, os pontos fracos e também como seus concorrentes estão se posicionando no mercado.

É claro que você já tem sua percepção a respeito de seus concorrentes, mas é fundamental que seja avaliado a percepção do mercado com relação aos concorrentes, pois é isso que importa.

Por mais que você entenda que os produtos ou serviços de seus concorrentes sejam ruins, ou apresentem falhas ou ainda que o atendimento seja péssimo, essa pode não ser a opinião de quem realmente importa: seu cliente.

Por isso é tão importante a realização de um bom trabalho de análise de concorrência.

4 – Posicionamento de Marca

Este é mais um dos importantes princípios do Marketing que sua empresa deve se preocupar.

Posicionamento de marca significa, em resumidas palavras, criar uma posição estratégica na mente de seu potencial consumidor.

Em outras palavras, você precisa associar conceitos importantes para seu público a sua marca na mente deles.

De forma que no momento em que se lembrarem de sua marca lembrarão de tais conceitos e também no momento em que se lembrarem destes conceitos lembrem da sua marca.

Grandes empresas enfatizam o tempo todo seus posicionamentos através de campanhas publicitárias.

5 – Persuasão é tudo!

Um outro fator que é tão importante quanto os demais, especialmente em mídias digitais, é o uso dos Gatilhos mentais.

Gatilhos como escassez, urgência, exclusividade, pertencimento fazem as pessoas se interessarem muito mais em adquirir seus produtos e serviços.

A maioria das ações de marketing digital de sucesso exploram com excelência os gatilhos mentais.

Seguindo estes 5 princípios, que são ignorados por muitos, suas ações de marketing digital terão muito mais chances de ter êxito.

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário