Mundo DSE
Dicas para marketing

5 dicas para Marketing de Relacionamento

É muito provável que você já tenha ouvido falar em Customer Relationship Management. Em nosso bom português, estamos falando do Marketing de Relacionamento! Dessa forma, trata-se do setor de gestão que tem dedicação à aproximação do cliente e empresa. 

O Marketing de relacionamento acontece, portanto, com a construção de canais efetivos para uma comunicação que seja relevante e personalizada. Em oposição à demais atitudes procedidas com os clientes, há a intenção de construir um relacionamento duradouro e benéfico para ambos. Forma-se, então, um público qualitativo e permanente para a empresa. Aprender a como manter estratégias de vendas, também começa com o relacionamento entre o público e a empresa!

1. Atualização de lista dos contatos

Manter a listagem de contatos com o público é essencial. Mas é imprescindível que ela seja atualizada. Você precisa manter o máximo de informações possíveis sobre o indivíduo. O importante é fazer a segmentação da lista para a construção de estratégias mais coerentes de relacionamento, específicas a cada um deles. 

Isso quer dizer que você deve separar o cliente assíduo daquele que fez somente uma compra, uma vez. As abordagens para ambos são diferenciadas.

2. Mensagem personalizada

É importantíssimo fazer a customização do máximo de possibilidades da mensagem, conforme o cliente. O intuito disso é que esse relacionamento, de um para um, busque a aproximação do público pretendido.

3. Diga quem você é

Quando houver a possibilidade, faça a sua apresentação perante o cliente. Seja no cargo de diretor, supervisor ou demais ocupações pertinentes. Apresente-se ao seu prospecto. Esse é um dos modos de maior eficiência, a fim de que ele possa se sentir importante ou, ainda, parte da empresa.

4. Dê satisfações!

Assim que o cliente contatar a empresa, não o faça esperar. Se o cliente ligar para você, é preciso saber resolver o problema pelo o qual está sendo requisitado. Lembre-se de ser ágil, e dar a solução rapidamente. Se isso acontecer via e-mail, não responda como um robô automatizado. Em situação de reclamação, é importante considerar o encaminhamento de algum tipo de cortesia em sinal de um pedido de desculpas.

5. Jamais seja insistente

Após fazer a informação ao cliente em relação a ofertas de maiores interesses, é possível ainda mostrar a ele o produto de forma mais específica. Mas tenha em mente que não pode cometer exageros nesse contato. Não seja insistente. Isso pode acabar, ainda, estragando a imagem da sua marca. SMS, por exemplo, é um tipo de comunicação de caráter invasivo, então, prefira não enviar.

Encher a caixa de entrada do consumidor também pode acabar prejudicando o contato e afastando-o, ao invés de trazê-lo para a marca. Certifique-se de não extrapolar os limites dessa comunicação que deve ser agradável!

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário