Mundo DSE
Campanha setembro amarelo

A história do Setembro Amarelo

Alguns assuntos, por mais delicados que sejam, precisam ser discutidos de uma forma mais aberta em toda a sociedade.

Campanhas de prevenção, como por exemplo o Outubro Rosa são de grande importância.

O Outubro Rosa tem como objetivo incentivar as mulheres a fazerem o exame de mama, e assim, terem a chance a um diagnóstico mais rápido da doença, o que ajuda a reduzir o número de mortes causados por esta doença.

O sucesso da campanha talvez tenha sido de grande incentivo para a posterior criação do Setembro Amarelo, que surgiu no ano de 2015 no Brasil, através do Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Mas sua história não começa aí. O que inspirou o mês e a cor da campanha, foi a história de um um jovem americano de 17 anos, Mike Emme, que cometeu suicídio em setembro de 1994.

Setembro amarelo

Sua família fez uma campanha de prevenção ao suicídio, distribuindo cartões com fitas amarelas, contendo lindas mensagens de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

A cor amarela vem de um carro que Mike tinha, um Mustang 68 amarelo.

Tabu

O suicídio é um tema delicado, e precisa ser tratado como tal.

Mas não deve ser tratado como um tabu. Isso poderia contribuir para o silêncio daqueles que possam estar enfrentando pensamentos suicidas.

Abrir o assunto para uma conscientização mais ampla, que envolva o papel de toda a sociedade, pode ter papel fundamental, fazendo com que estas pessoas saibam que não estão sozinhas, e que tem saída!

Busque ajuda

Ligue para o 188 ou acesse o site do cvv.org.br para obter ajuda de forma gratuita e sigilosa.

O suicídio é um problema de saúde pública, e você não está sozinho!

Você também pode ajudar alguém que esteja passando por esse problema, sabendo ouvir sem julgar, e incentivando esta pessoa a buscar ajuda médica, isso é fundamental!

Fonte de pesquisa: Guia do estudante.

Fonte da imagem: beecorp

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário