Mundo DSE
trabalhar com redes sociais

Trabalhar com redes sociais: 4 cursos para investir na profissão

Uma das principais profissões do futuro é o Social Media, segundo apontou o LinkedIn na lista divulgada com as 15 posições em ascensão para o ano de 2020 no Brasil. O cargo de gestor de mídias sociais aparece como primeiro colocado no ranking. 

Os profissionais que se especializarem em gestão das plataformas digitais, como os sites de redes sociais Facebook e o Instagram, por exemplo, podem ter um emprego garantido no mercado de trabalho. Inclusive, segundo o Linkedin, os segmentos que mais procuram profissionais nessa área são publicidade e propaganda, mídia online e internet. 

Neste post vamos te apresentar algumas graduações que podem ser feitas para quem deseja trabalhar com redes sociais e compartilhar dicas por onde começar no mercado de trabalho. Confira! 

Rotina do profissional

O profissional que opta por trabalhar com redes sociais torna-se responsável tanto no planejamento, quanto no desenvolvimento das estratégias de comunicação online das empresas nas mídias sociais digitais. Ele é quem elabora conteúdos e interage com os usuários, acompanhando a presença digital das empresas e elaborando relatórios de desempenho das campanhas.

Se você pretende trabalhar com redes sociais, deve saber que num mercado altamente competitivo é preciso se capacitar para se destacar entre os demais profissionais. Algumas das “soft skills” (habilidades comportamentais) mais presentes nos profissionais da área são conhecimentos em redes sociais, marketing e marketing digital, além de domínio em programas como o Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, conforme também foi levantado no relatório.

Formação acadêmica

Normalmente, os profissionais que escolheram trabalhar com redes sociais possuem formação em áreas da Comunicação e Marketing, como por exemplo, em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing, pois são as graduações que mais preparam os profissionais para atuarem nas principais frentes de comunicação online e offline.

Jornalismo 

A graduação de jornalismo é uma excelente opção para quem pretende trabalhar com redes sociais, pois ao longo do curso o estudante é estimulado a desenvolver a sua capacidade de se expressar oralmente e através da redação de textos, bem como dominar a língua portuguesa, habilidades importantes para quem deseja ser um social media.

O curso superior de Jornalismo possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 4 anos. A graduação é ofertada nas modalidades presencial e a distância.

Publicidade e Propaganda 

O curso de publicidade e propaganda, ao contrário do de jornalismo, é mais voltado a desenvolver a criatividade e ensinar técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas aos acadêmicos. No entanto, os publicitários também estão aptos a trabalhar com as redes sociais pois adquirem ao longo da graduação os conhecimentos necessários para construir a imagem das empresas junto aos seus públicos-alvo.

O curso superior de Publicidade e Propaganda também possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 4 anos. A graduação é ofertada nas modalidades presencial e a distância.

Relações Públicas 

O curso de Relações Públicas abrange muitas disciplinas da área da comunicação e marketing, além de outras da área da administração, proporcionando uma ampla visão para o profissional formado em Relações Públicas. Na prática, ele é o responsável por todos os processos de comunicação das empresas, tanto com o público interno quanto o externo, na qual responde pela gestão das diversas ferramentas de comunicação.

O curso superior de Relações Públicas possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de 4 anos. A graduação também é ofertada nas modalidades presencial e a distância.

Marketing

A graduação em Marketing não é a mesma de Publicidade e Propaganda, ao contrário do que muitos confundem. As áreas contam com funções diferentes, ou seja, enquanto a publicidade dá ênfase à divulgação de um produto ou serviço, o marketing é focado no gerenciamento do processo como um todo, desde o seu planejamento, a execução e os resultados da atuação da publicidade.

O curso superior de Marketing é ofertado como bacharelado em Marketing, que tem duração média de quatro anos, e o curso tecnológico em Marketing, que é mais curto, com duração de dois anos.

Onde estudar?

A Estácio oferece, nos seus diversos campus distribuídos pelo Brasil, os cursos de Jornalismo, Marketing e Publicidade propaganda. 

Para quem é de São Paulo, o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) oferta os cursos de Comunicação e Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Já para quem é do Rio de Janeiro, o Centro Universitário IBMR oferta os cursos de Comunicação e Marketing, Jornalismo, Marketing e Publicidade e Propaganda.

Formação complementar

A palavra-chave para quem deseja trabalhar com redes sociais é atualização. Como tudo muda o tempo todo, o profissional deve estar constantemente se atualizando em relação às novas ferramentas digitais. Abaixo listamos alguns cursos para investir na profissão do futuro.

Rock Content

O portal Rock Content oferece sete cursos gratuitos de curta duração voltados para a área de Marketing Digital. Para quem deseja trabalhar com redes sociais é bom conferir os seguintes cursos da Rock University:

  • Marketing de Conteúdo; 
  • Produção de Conteúdo para Web;
  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing & Sales;
  • Revisão de Conteúdo para a Web;
  • WordPress na Prática;
  • Copywriting.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais também oferece quatro cursos gratuitos de curta duração voltados para a área de Marketing Digital, oferecidos através da RD University:

  • Introdução ao Inbound Marketing;
  • Introdução ao Inside Sales;
  • Introdução ao Customer Success;
  • RD Station Marketing Basic.

Você pensa em trabalhar com redes sociais? Você já atua na área? Compartilha com a gente a sua opinião e experiência nesta profissão do futuro.

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário