Mundo DSE
Trabalhar com eventos

Melhores cursos para quem quer trabalhar com eventos

Invista na carreira de eventos. Conheça, neste artigo, algumas das profissões para quem quer trabalhar com eventos.

Para quem ama trabalhar com eventos, algumas áreas dão a possibilidade de unir o hobby com o mercado de trabalho. São pessoas que amam conversar, interagir e que gostam de expor seus talentos. 

Mas, por que essa área é promissora?  Quem atua nesse ramo pode organizar variados tipos de eventos e fazer seu network. São profissionais que garantem o bom andamento de cerimônias, espetáculos teatrais, congressos, etc.

Não é um trabalho simples e fácil. Requer atenção, organização e força de vontade para produzir eventos de qualidade. São esses profissionais que pensam nos mínimos detalhes para que os eventos estejam adequados ao seu público e não tenham falhas. 

A produção desses tipos de ocasiões são bastante comuns. Por isso, ter o conhecimento acadêmico para atuar nessas produções é imensamente importante.  É preciso que se tenha cada vez mais profissionais capacitados em áreas específicas para atuar eventos. Desde comunicadores a decoradores. 

Se você está pensando em trabalhar nessa área, saiba que você pode ter formação em diversas carreiras. Abaixo, você confere uma lista das profissões que mais se encaixam com as pessoas que gostam de trabalhar com eventos. 

A primeira delas, é Marketing, seguida de Eventos, Produção Cênica, Jornalismo, Gastronomia, Produção Cultural, relações Públicas e, por fim, Turismo. Vamos conhecê-las mais a fundo? Continue a leitura!

Profissões para quem quer trabalhar com eventos

Marketing

A primeira delas é Marketing. O profissional dessa área tem aptidão para organizar e pensar em todo processo que envolve a empresa. Por isso, ele é capacitado também na organização de eventos e contratação de empresas para divulgação de produtos e serviços. 

Talvez por isso, os maiores eventos de Marketing sejam requisitados por jornalistas, profissionais de comunicação, administração, etc. Esses profissionais sabem como criar eventos que motivem seu público. Forma-se nessa área pode dar a possibilidade de trabalhar diretamente com esses tipos de produção.

Eventos

Propriamente o trabalho que estamos divulgando, o tecnólogo em Eventos é um curso para preparar profissionais em planejamento e organização de variados tipos de eventos. Podem ser ocasiões esportivas, culturais, artísticas, dentre outras.  Até eventos de pequeno porte como palestras fazem parte desse pacote de formação. 

Esse profissional cuidará de todo processo da organização de eventos, partindo do orçamento, pesquisa de locais, programação, hospedagem de palestrantes, por exemplo. Eles pensam em tudo definindo tarefas e delegando funções a equipe.

Ainda, são pessoas capacitadas para gerenciamento pessoal de equipes, para angariar recursos e com conhecimento de mercado. 

Produção Cênica

Já o produtor cênico é aquele que vai gerir a produção de espetáculos teatrais ou que envolvam atividades culturais. O profissional formado nessa área é capacitado em organização de eventos artísticos e possui disciplinas relacionadas a legislação e políticas de incentivo à cultura, marketing cultural, além de contato com órgãos de patrocínio público e de ligados à cultura do país. 

Jornalismo

O jornalista possui formação voltada para cobertura de eventos, assessoramento de empresas, etc. Com essa profissão você pode atuar no gerenciamento de mídias sociais, na produção textual dos eventos, na promoção e contato parcerias, na divulgação jornalística e científica, etc. O profissional dessa área consegue perceber as possibilidades de estruturação dos eventos e seus resultados.

Gastronomia

Quem se forma em Gastronomia pode seguir diversas oportunidades profissionais. Dentre elas, é a prestação de serviços de buffet. São profissionais contratados para criação do cardápio, execução e entrega. São eles que gerenciam a cozinha, com seus cozinheiros e garçons.  

Produção Cultural

O produtor cultural é o profissional responsável pelo planejamento e a coordenação de produções artísticas. São eles que organizam eventos esportivos, artísticos e culturais de diversas áreas. Eles podem ser requisitados na força de execução de tarefas técnicas e operacionais dos eventos, pensar no processo estratégico e na produção de projetos.

Esse profissional tem sido bastante requisitado em concursos públicos para Universidades e Institutos Federais por serem importantes para gestão técnica e operacional de eventos.

Relações Públicas

O curso de Relações Públicas proporciona ao estudante a capacitação em gerir situações de crise e a fazer o planejamento comunicacional da empresa. Além de ensinar a construir e promover uma boa imagem de empresas e a assessoria pessoal. Podem desempenhar papéis de assessores, organização de cerimonial, palestras, eventos, recepções variadas.

Turismo

Outra profissão que possibilita o trabalho com eventos é a de Turismo. O Turismólogo consegue desenvolver atividades voltadas ao turismo, sejam elas culturais, corporativas, divulgação turística, etc. 

São eles que organizam a hospedagem de visitantes e palestrantes. Auxiliam no deslocamento para passeios, organizam roteiros turísticos para quem está participando dos eventos e ajudam na produção de eventos.

Assim, eles são profissionais importantes para estarem ligados no processo de produção de eventos. Em razão de conseguirem pensar na localidade sede do evento e nas possíveis atividades turísticas. 

Secretariado

Por fim, a última área que temos para apresentar sobre eventos é a de Secretariado. O secretariado executivo são responsáveis pela assessoria de empresas, de órgãos públicos e de pessoas. Eles também podem atuar na preparação de eventos corporativos em conjunto com os assessores de imprensa, por exemplo. O secretariado executivo vai auxiliar no contato direto com palestrantes, entidades públicas e na produção do tipo de evento que está sendo pensado para a organização. 

Geralmente em Universidades Públicas, por exemplo, essa de organização de eventos fica a cargo dos secretários e comunicadores. 

Vale a pena ser um  profissional de eventos?

Como vimos, trabalhar com eventos requer muita prática e saber planejar. É um trabalho em equipe e de forma assessorada. Mas, em relação à custo-benefício vale a pena? Claro que sim! É uma profissão que não possui apenas um tipo de formação, mas o estudante pode escolher diversas áreas para seguir. Com isso, terá um melhor aprendizado do tipo de profissional que deverá atuar. 

Ainda, assim como existem vários tipos de profissões, eventos sempre acontecem e em toda empresa. O que possibilita espaço para atuação desse profissional no mercado. Por fim, trabalhar com que ama é a melhor escolha, você poderá encontrar em seu hobby uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Conheça também alguns cursos EAD que estão fazendo sucesso em todo o Brasil.

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário