Mundo DSE
Plano de estudos para Concurso

Como fazer plano de estudos para Concurso

Para conseguir aprovação nas provas é necessário saber como fazer plano de estudos para concurso. Aqui neste artigo vamos dar-lhes as dicas necessárias para deixar o seus estudos mais eficientes e ajudá-lo a armazenar melhor o conhecimento.

Como montar um plano de estudos

Inicialmente, os planos de estudo diários para Concurso Público serão essenciais. Lembre-se de que você deve abandonar os velhos hábitos e formar outros diferentes que sejam compatíveis com seus novos objetivos de estudo e aprendizado. Lembre-se que um novo hábito é formado com repetição. 

Portanto, você deve controlar seu esforço e perseverança todos os dias para que, pela força de repetir os novos hábitos, chegue uma hora em que o estudo e a concentração sejam feitos sem dificuldade.

Planos de estudo diários

Pegue um cartão e planeje o dia desde quando você acorda até ir para a cama. Lembre-se que decidiu não perder tempo para conseguir aprovação na prova! 

Pense, portanto, em como você pode aproveitar ao máximo cada segundo do dia, tanto para estudar quanto para descansar e se recuperar. 

Projetar uma programação diária detalhada é essencial, a seguir temos um exemplo, o horário de cada refeição, períodos de estudo e de descanso.

Dicas para o plano de estudos

Não se importe em detalhar atividades que você deve fazer em cinco ou dez minutos. Ou seja, divida as horas, se necessário, em fragmentos menores de tempo.

Seja exigente e tente economizar tempo no tempo de inatividade (espera de ônibus, trabalhos de casa, interrupções ocasionais, telefonemas, etc.)

Dedique e priorize as horas necessárias para o estudo e coloque controles a cada meia hora sobre o seu desempenho. Lembre-se de que você deve ser o melhor lugar para estudar.

Controle e avalie seu desempenho nas horas de estudo

É essencial, como dissemos, controlar seu esforço e perseverança. Não abaixe sua guarda. Como controlar seu desempenho durante o horário de estudo? Dependerá do assunto que você estuda. Se forem coisas que deve aprender de forma memorística (regras gramaticais, ciências naturais, etc.), controle o número de páginas que revê, memoriza ou aprende. Se forem problemas de matemática, atribua alguns minutos a cada problema e tente ajustar a hora nas resoluções. 

Se você atender as informações fornecidas, escreva na guia “OK”. Se você não concordar, escreva “Não”. Se você falhar, deve analisar o porquê.

Não desanime se no início você não cobrir seus objetivos. Seja paciente e constante. No final, se continuar se esforçando, o oposto acontecerá: você terminará antes do que planejou. Lembre-se: nunca desista

Tente cumprir totalmente com o plano. Não há nada mais importante para você do que o seu plano. 

Planos de estudo semanais

Na elaboração de planos de estudo e cronogramas semanais, devemos seguir essas dicas:

  • Planeje sua rotina

Defina os horários de suas refeições, das saídas necessárias e tudo o que for consumir o seu tempo, a fim de se organizar para não perder horas de estudo.

Defina os intervalos entre os estudos

Sabemos o quanto é necessário estudar para passar em um concurso público, mas é importante não exagerar, a fim de evitar que prejudique a absorção de conhecimento. O ideal é estudar 1 hora cada matéria e colocar intervalos de ao menos 15 minutos entre uma e outra. Levante, ande um pouco, beba uma água.

  • Respeite algumas horas de sono fixo 

É aconselhável dormir de sete a oito horas por dia, nunca menos que isso. A perda contínua de sono poderá reduzir sua capacidade de estudar. Além disso, não faça refeições abundantes antes das horas de estudo, você ficará com sono e perderá a capacidade de esforço e concentração.

  • Se livre das tentações

Seja muito severo ao cortar as atividades que o impedem e faça você desperdiçar horas: TV, iPod, PlayStation, Messenger, Celular. Cumpra seu plano e dedique-o a um tempo muito limitado até que você tenha se fortalecido em seus novos hábitos.

Basicamente, temos que nos organizar e estabelecer nossas prioridades para não interromper os estudos ou atrapalhar o processo de aprendizagem e armazenamento de conhecimento.

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário