Mundo DSE
Psicologia influenciando no mundo dos negócios

Saiba como a Psicologia pode ser utilizada nos negócios

Saiba como a Psicologia pode ser utilizada nos negócios
5 (100%) 1 vote[s]

Dizem que o sucesso de uma empresa, ou de um projeto na web, depende de como você entende e conhece o seu público-alvo. Sendo assim, a Psicologia pode ser uma grande aliada na administração de um negócio.

Psicologia dos negócios
Maneiras de utilizar a psicologia para ter sucesso nos negócios.

A Psicologia é a ciência que investiga os sentimentos, os conflitos e as ideias que muitas vezes acabam por determinar algumas das nossas ações no dia a dia, tanto na nossa vida pessoal quanto no ambiente de trabalho.

Sabe por qual razão um comercial de TV anuncia uma marca de manteiga mostrando uma família feliz durante o café da manhã? Sabe por qual motivo o site de alguma padaria destaca fotos de deliciosos sanduíches?

Os motivos são simples: no caso do comercial de TV a união familiar mexe com as emoções da maioria dos consumidores. Se for acompanhada ainda por uma trilha sonora capaz de amolecer os corações mais duros, ponto para a agência de publicidade.

No caso do site em questão, imagens de iguarias deliciosas aguçam o paladar do público-alvo. O fato é que, no fim das contas, em ambos os casos, fatores psicológicos entraram em cena, ajudando a conquistar a atenção do público-alvo.

A psicologia no e-commerce

Quem gerencia uma loja virtual pode obter muitas vantagens ao entender os fatores psicológicos que levam o público ao ato da compra. Um site que demora para carregar, por exemplo, é um fator que convida o visitante a visitar o concorrente.

As pessoas, de uma forma geral, querem agilidade na hora de navegar na internet e oferecer uma loja online que abre as páginas rapidamente, que possui um layout clean e é de fácil navegação, melhora muito a experiência de compra.

Por essa razão é importante investir em uma boa hospedagem de site para o seu e-commerce. Graças a um bom plano de hospedagem você proporciona ao seu cliente o básico para conquistá-lo, que é um atendimento de qualidade.

Além disso, nem precisa Freud explicar que um dos maiores temores de quem navega e faz compras na internet é cair em sites fraudulentos, não é mesmo? A segurança é item fundamental para o sucesso de um e-commerce.

Por isso, dependendo da empresa de web hosting que você escolheu e do plano adotado, você conta com o certificado SSL, que é importante para assegurar a proteção dos dados dos seus clientes.

Tudo isso, aliado ao uso correto dos gatilhos mentais, uma loja virtual tem totais condições de engajar a sua marca e conquistar o público-alvo. Aliás, não apenas um e-commerce, mas também outros tipos de negócio.

Os gatilhos mentais influenciando nas compras

Gatilhos mentais influenciando nas compras
Gatilhos mentais auxiliam na decisão de compra.

Em se tratando de fatores psicológicos utilizados na gestão de um negócio, os gatilhos mentais são a prova incontestável do quanto eles são importantes para influenciarem a ação de compra dos clientes.

Gatilhos mentais são decisões que tomamos no nosso dia a dia sem nos darmos conta dos motivos. Logo abaixo veremos os gatilhos mais comuns que são nem utilizados nos negócios.

Escassez

Quando você lê ou ouve a frase que “restam apenas dez unidades do produto”, então você vê aí um exemplo do gatilho mental da escassez.

Por isso, promover um evento com vagas limitadas ou lançar poucas unidades de um produto implica em uma estratégia válida no Marketing.

Urgência

O nome já diz tudo, pois por meio desse gatilho mental o empreendedor faz o cliente ter pressa para adquirir um produto.

Um exemplo disso pode ser a criação de ofertas válidas por um curto período de tempo ou promoções relâmpagos que se esgotam em poucas horas.

Novidade

Esse é um gatilho mental para a curiosidade das pessoas. Um novo produto no mercado sempre gera um burburinho e atiça a vontade de comprar de muitos clientes.

Um grande aliado dos empreendedores que querem usar o gatilho da novidade é o e-mail marketing. Ele é eficiente para divulgar, de maneira segmentada e personalizada, o lançamento de algum produto.

Uma das melhores ferramentas para quem quer gerenciar uma campanha de e-mail marketing é o E-goi. Ele é de fácil personalização e ainda possui integração com redes sociais.

Prova Social

Não é por acaso que quando o longa-metragem “Vingadores – Ultimato” estreou nos cinemas várias notícias já alardeavam que a bilheteria foi às alturas.

Quem é nerd, ou seja, o público-alvo desse produto, dificilmente vai querer ficar de fora dessa experiência, que é assistir ao grande lançamento do momento.

Esse é um exemplo de prova social: divulgar a quantidade de pessoas que já foram aos cinemas estimula o engajamento, pois torna a experiência de assistir o filme um evento compartilhável.

Conclusão

Como pudemos ver, Psicologia e Empreendedorismo andam de mãos dadas. Grandes marcas, como Coca-Cola, Mc Donalds e Apple, de um jeito ou de outro, sabem disso e utilizam os fatores psicológicos com maestria.

Portanto, entenda o seu público-alvo, entre na mente dele e veja como isso pode trazer vários benefícios para o seu negócio.

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário