Mundo DSE

O significado da Black Friday

O significado da Black Friday
5 (100%) 1 vote

Mal termina o mês de outubro e, em praticamente todos os canais de comunicação, podemos ver anúncios tentadores sobre ofertas da Black Friday, Black Week ou nomes correlatos.

Há alguns anos, esse movimento se tornou extremante forte no Brasil e impulsiona cada vez mais o comércio, a economia e, principalmente, consumidores ávidos por adquirir produtos tão desejados, por um preço especial.

Mas afinal, qual o significado dessa famosa sexta-feira no mês de novembro?

Black Friday – A origem

Black Friday – A origem
Origem do Black Friday.

Black Friday, traduzindo do inglês, significa sexta-feira negra. Ela sucede ao Thanksgiving Day, o dia de Ação de Graças, celebrado principalmente nos Estados Unidos.

O dia de Ação de Graças é um dos maiores feriados americanos, onde as famílias se reúnem em tono da mesa e agradecem pelas bênçãos recebidas no ano anterior. O Thanksgiving Day não possui exatamente uma data fixa. É comemorado sempre na 4ª quinta-feira do mês de novembro. E a sexta-feira subsequente é a Black Friday.

O movimento teve início, em razão do grande número de pessoas nas ruas, em consequência do feriado nacional. Os comerciantes, à época, aproveitaram a oportunidade para realizar promoções exclusivas e ofertar produtos com preços bem mais baixos. A ação ganhou tanta popularidade que, atualmente, formam-se filas nas portas das lojas e congestionamento nos sites de comércio eletrônico.

Igualmente, o trânsito tende a ficar caótico, razão pela qual a data é referida como “negra”.

A Cyber Monday

Cyber Monday
Promoção nas segundas-feira.

Devido ao enorme sucesso da Black Friday, em 2005 nascia outro evento paralelo nos Estados Unidos, a Cyber Monday, ou segunda-feira cibernética.

Com o propósito de impulsionar as vendas online, principalmente de artigos de informática e tecnologia, a Cyber Monday acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday, nos mesmos moldes: descontos atrativos e preços promocionais em produtos vendidos em lojas virtuais.

A Black Friday no Brasil

Black Friday no Brasil
Black Friday para os brasileiros.

Os brasileiros aderiram ao movimento em 2010.

Sendo uma data muito próxima das festas de fim-de-ano, a Black Friday torna-se uma grande oportunidade para comprar, antecipadamente, os presentes de Natal.

O consumidor brasileiro é apaixonado por tecnologia: jogos e apostas online, redes sociais, filmes e séries. Não é à toa que os produtos mais procurados no período da Black Friday são relacionados com o tema – smartphones, Tvs, computadores e consoles encabeçam a lista de itens preferidos.

Em 2017, o movimento resultou num aumento das vendas em 16%, comparado ao ano anterior. Espera-se que em 2018 a ação ganhe ainda mais fôlego, sinal de que a economia do país possa estar se restabelecendo.

Se você está se preparando para esse período, seguem dois alertas:

1) Paciência. A internet, principalmente os grandes sites varejistas, tende a ficar congestionada. Em razão do alto volume de acessos, algumas lojas podem apresentar lentidão e demora para carregar imagens ou concluir transações.

2) Cautela. Infelizmente, muitos aproveitadores e pessoas de má fé se valem da grande repercussão da data, para aplicar os famosos golpes online. Verifique a segurança e confiabilidade do site, desconfie de e-mails com promoções tentadoras, proteja seu dispositivo com um bom antivírus e tenha cuidado ao fornecer seus dados pessoais.

E boas compras!

Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário