Mundo DSE

Top 10 enigmas de lógica mais difíceis do mundo

Top 10 enigmas de lógica mais difíceis do mundo
Avalie este post.
Você gosta de desafios? Então vai gostar desta lista: são 10 exercícios criados para exercitar o cérebro, entre quebra-cabeça, Sudoku e outros menos conhecidos, como Bongard e Fill-a-Pix. Alguns desses enigmas podem ser resolvidos direito na página, outros precisam ser baixados. Mas todos prometem testar suas habilidades e ocupar seus dias.


1. O Sudoku mais difícil do mundo

Sudoku é facilmente o quebra-cabeça mais jogado e analisado do mundo; logo, achar um que seja o mais difícil não é tarefa fácil. Mas o matemático finlandês Arto Inkala afirmou ter criado um. De acordo com o jornal britânico The Telegraph, na escala de dificuldade pelo qual os Sudoku são classificados, com uma estrela significando mais simples e cinco estrelas o mais difícil, o enigma acima seria classificado com onze.

2. Lógica para quebrar a cabeça
Três deuses – A, B, e C -, em nenhuma ordem particular, são Verdadeiro, Falso e Aleatório. Verdadeiro sempre diz a verdade, Falso sempre fala falsamente, mas se o Aleatório fala verdadeiramente ou falsamente é um assunto completamente aleatório. Sua tarefa é determinar a identidade de A, B, e C fazendo três perguntas de “sim ou não”, e cada questão deve ser dita a exatamente um deus. Os deuses falam inglês, mas vão responder a todas as perguntas em suas próprias línguas, em que as palavras para o sim e não são da e ja, em alguma ordem. Você não sabe qual palavra significa o que.

O lógico e filósofo americano George Boolos inventou o enigma acima, publicado na Revista Harvard de Filosofia, em 1996, e chamou-lhe “o exercício de lógica mais difícil já inventado”. O artigo original pode ser baixado aqui.

3. Outro modelo de Sudoku

O Killer Sudoku é muito semelhante a um Sudoku, exceto que as pistas são dadas como grupos de células mais a soma dos números dessas células. Você pode resolver este enigma aqui.

4. O problema de Bongard

Este tipo de quebra-cabeça apareceu pela primeira vez em um livro do cientista de computação russo Mikhail Moiseevich Bongard em 1967. Para resolver o enigma, você tem que encontrar uma regra em que os 6 padrões do lado esquerdo se adaptem. Os seis padrões a direita não trabalham com esta regra. Por exemplo, o primeiro problema desta página tem como solução: todos os padrões da esquerda são triângulos.

5. CalcuDoku

Um CalcuDoku é semelhante a um Killer Sudoku, exceto que (1) qualquer operação pode ser usada para calcular o resultado de uma “gaiola” (não só a adição), (2) o enigma pode ser de qualquer tamanho de quadrado, e (3) a regra do Sudoku que exige os números de 1 a 9 em cada conjunto de células 3 × 3 não se aplica. CalcuDoku foi inventado pelo professor de matemática japonês Tetsuya Miyamoto, que o chamou de “Kashikoku naru” (esperteza).

Você pode experimentá-lo aqui. Se você não estiver a fim de resolvê-lo sozinho, confira este passo-a-passo.

6. Para refletir
O mais difícil exercício “para refletir”: Criar um sistema de armazenamento que codifica 24 bits de informação em oito discos de 4 bits cada, de tal modo que: combinando 8 * 4 bits para um número de 32, a partir de uma função f de 24 bits para 32, pode ser calculado usando apenas cinco operações, cada uma dos quais está fora do conjunto {+, – * , /,%, &, |, ~} (adição, subtração, multiplicação, divisão inteira, modulo, bit a bit e, bit a bit ou e-bit a bit não) em números inteiros de comprimento variável. Em outras palavras, se cada operação leva um nanossegundo, a função pode ser calculada em 5 nanosegundos; e pode-se recuperar os originais de 24 bits, mesmo depois de 2 dos 8 discos falharem.

7. Enigma de Kakuro

Kakuro combina elementos de Sudoku, palavras cruzadas, lógica e matemática básica em um único exercício. O objetivo é preencher todos os espaços vazios, utilizando números de 1-9 para a soma de cada bloco horizontal igual a pista à sua esquerda, e a soma de cada bloco vertical igual a pista no seu topo. Além disso, nenhum número pode ser utilizado no mesmo bloco mais do que uma vez.

8. Enigma de Martin Gardner

Persistência de um número é o número de passos necessários para reduzi-lo a um único dígito multiplicando todos os seus algarismos para obter um segundo número, depois multiplicando todos os dígitos deste número para se obter um terceiro número, e assim por diante, até que um número de um dígito é obtido. Por exemplo, 77 tem uma persistência de quatro, porque requer quatro etapas para reduzi-lo a um dígito: 77-49-36-18-8. O menor número de persistência 1 é 10, o menor de persistência 2 é 25, o menor de persistência 3 é 39, e o menor de persistência 4 é 77. Qual é o menor número de persistência cinco?

Martin Gardner (1914-2010) foi um popular matemático e escritor americano especializado em ciência matemática recreativa, mas com interesses que abrangiam micromágica, magia de palco, literatura, filosofia, ceticismo científico e religião. Em seu livro “O Livro Colossal de Enigmas Curtos e Problemas”, muitas categorias estão listados em ordem de dificuldade. A descrição acima é do enigma mais difícil do capítulo “Números”.

9. Go

Go é um jogo de tabuleiro para dois jogadores que se originou na China mais de 2.500 anos atrás. O jogo é conhecido por ser rico em estratégia, apesar de suas regras relativamente simples. O problema acima é considerado o mais difícil, que tomou 1.000 horas de um grupo de estudantes de alto nível para resolver.

10. Fill-a-Pix

Fill-a-Pix é um enigma parecido com Campo Minado, baseado em uma grade com uma imagem pixelada escondida dentro. Usando a lógica por si só, você determina quais espaços são pintados e quais devem permanecer vazios até que a imagem oculta seja completamente exposta. Lógica avançada do Fill-a-Pix, tais como o exercício acima, contém situações onde duas pistas simultaneamente afetam uma a outra, assim como os quadrados em torno dela, tornando estes enigmas extremamente difíceis de resolver.
Fill-a-Pix foi inventado por Trevor Truran, um professor de matemática do ensino médio e ex-editor da Hanjie e várias outras revistas britânicas famosas publicadas pela mídia de enigmas. Você pode jogá-lo online aqui.

Fonte: Gizmodo
O que achou? Deixe seu comentário!
Editor

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário