Mundo DSE

7 Dicas para cuidar da barba

Manter a barba é atraente e cada vez mais homens estão fazendo isso, proporciona um visual viril e sofisticado, porém é preciso ter certos cuidados com a barba.


Higiene
Assim como os cabelos, a barba também acumula impurezas ao longo do dia e, por isso, precisa ser higienizada diariamente. “A necessidade se torna ainda maior para homens com bigode, pois ele entra em contato direto com alimentos e bebidas”, aponta a dermatologista Mariana Barbato. A solução? Lavar o rosto duas vezes ao dia ou após as refeições com um sabonete neutro, que é menos propenso a causar irritações.

 Maciez
Para que os pelos da barba fiquem macios, a dermatologista Caroline Cividanes, do Hospital 9 de Julho, recomenda passar condicionador após o banho e deixar o produto agir por cerca de cinco minutos. Mas é preciso respeitar a frequência do uso do condicionador. “O procedimento não deve ser feito diariamente, porque pode deixar a pele oleosa”, explica. A dermatologista Mariana, não é a favor do método. Ao invés do condicionador, ela recomenda usar filtro solar ou cremes específicos para o rosto e oil-free.

 Cor
De acordo com a dermatologista Caroline, os principais fatores que podem alterar a cor da barba e, principalmente do bigode são o tabagismo e o consumo de álcool. “Suspeita-se que a nicotina provoque o amarelamento dos pelos e que as substâncias presentes no álcool alterem sua pigmentação”, diz. Por isso, para evitar a alteração da cor, o ideal é ficar longe desses hábitos. Já quem está começando a apresentar pelos brancos na barba pode optar por tinturas ou xampus que evitam o amarelamento.

Oleosidade
“Barbas mais compridas tendem a deixar a pele mais oleosa”, afirma a dermatologista Mariana. Para controlar o problema e também evitar o surgimento de espinhas na região, o ideal é lavar o rosto com sabonete neutro logo cedo e antes de dormir. O uso de hidratantes na região também pode piorar o problema, por isso, o melhor a fazer é consultar um profissional para escolher o creme mais indicado.

Corte
O corte da barba pode ser feito com tesoura ou mesmo com o barbeador elétrico. “A escolha depende da habilidade do homem”, aponta a dermatologista Mariana. Para os que gostam de criar desenhos ou formatos específicos, é preciso tomar cuidado ao usar a lâmina para não agredir a pele e até favorecer pelos encravados. Opte por cremes para barbear com silicone na fórmula, que melhoram o deslizamento da lâmina e diminuem o atrito, reduzindo as irritações. Já no caso de homens com barba muito grossa ou muitos pelos, uma solução para reduzir o volume é optar por algumas sessões de depilação definitiva para facilitar a manutenção. Mas a alternativa pode doer no bolso. Cada sessão da depilação a laser custa 350 reais, em média.

Acne
“Muitos homens deixam a barba crescer para esconder a acne, mas ignorar o problema pode fazer com que ele vá piorando progressivamente”, esclarece a dermatologista Caroline. Neste caso, o ideal é fazer uma consulta com um especialista. Ele poderá receitar produtos para tratamento ou antibióticos, descartando a necessidade de aparar a barba completamente. Também podem ser usados sabonetes para pele oleosa e produtos bactericidas para evitar os cravos e espinhas na região.

 Descamação
É raro, mas alguns homens podem ter dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, na barba. De acordo com a dermatologista Mariana, o problema pode estar relacionado à oleosidade, então, o primeiro passo é tratar a pele. “Recomendo ainda usar o xampu anticaspa na região”, afirma a especialista. Em alguns casos, realizar o procedimento uma vez por semana resolve a descamação?. O uso de hidratantes para conter a descamação não é aconselhado, pois pode piorar a oleosidade. Porém, o dermatologista pode recomendar um produto adequado para evitar o ressecamento e a descamação da pele.

Fonte: Yahoo

Gostou? Então deixe seu comentário!

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.