Mundo DSE

Top 10 com curiosidades sobre o Vaticano e os Papas

Na semana da realização do Conclave, o Mundo DSE traz para você, querido leitor, algumas curiosidades que você, talvez, não saiba sobre o Vaticano e os Papas.

1. O famoso rei dos francos, Pepino, o Breve, foi quem doou as terras do Vaticano, país governado pelo Papa, à Igreja em 756. No entanto, a soberania do país só foi conquistada em 11 de fevereiro de 1929.

2. A casa onde o papa mora tem 5 mil quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 banheiros e dezenas de outras salas destinadas a encontros diplomáticos.

3. Esta não é novidade para quem leu o livro “Anjos e Demônios”, de Dan Brown. Além de todo esse espaço, os papas têm, desde 1506, um grupo de soldados especiais que fazem sua proteção, exército
chamado Guarda Suíça. Mas há alguns requisitos para integrar esse time: é preciso ser homem, ter entre 19 e 30 anos, ter pelo menos 1,74 metro e ter nascido (como você deve ter imaginado) na Suíça.

4. Não pense que o trabaho da grupo é tão simples: o Vaticano tem uma das taxas criminais mais altas do mundo! Isso porque esse valor é calculado dividindo-se o número de ocorrências pelo número de habitantes. Como a população do país não chega a 500 habitantes, mesmo com um baixo número de crimes (a maioria praticado por turistas), o resultado dessa conta é alto.

5. A agenda de um Papa é bem movimentada: além de guiar de fiéis de todo o mundo, ele ainda é responsável pela administração da Igreja. Em outra palavras: precisa nomear bispos e cardeais, canonizar santos e resolver os “pepinos” rotineiros do Vaticano.

6. Mercúrio, nome de um Deus pagão, foi o primeiro Papa a trocar de nome e optou por João II. Depois dele, a prática foi recorrente para evitar que o nome do líder católico não fosse cristão. Quem escolhe o nome é o próprio Papa. Desde que a escolha começou a ser feita, João foi a opção mais realizada: 23 papas elegeram o nome.

7. Bento XVI, eleito Papa em 2005, é apaixonado por gatos e tinha dois bichanos de estimação quando assumiu o papado. Teve de abdicar deles, já que animais não são permitidos no Vaticano.

8. Seu “governo” foi marcado por acusações contra a Igreja, mas Bento recebeu algumas homenagens inesperadas. Um ano após assumir, por exemplo, uma cervejaria na cidade de Tann, na Alemanha, criou uma bebida chamada Pabstbier, ou “cerveja do Papa”. No rótulo, há uma homenagem em seu nome: “Dedicada ao grande filho de nossa pátria, Bento XVI”.

9. Uma curiosidade sobre Joseph Ratzinger: embora ele não tenha carteira para dirigir carros, tem licença para pilotar helicópteros.

10. No Vaticano, é feriado no dia em que o Papa foi eleito. Entre 2005 e 2012, esse dia foi comemorado em 19 de abril.

Via Superinteressante

Gostou? Seu comentário é muito importante, então deixe-o!
Abraço!

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.