Mundo DSE

Qual a universidade mais antiga do mundo?

 

Esse é um tema que gera muitas discussões ao redor do mundo entre os mais diversos estudiosos. Afinal, qual é a universidade mais antiga? Descubra lendo essa postagem.

Na concepção moderna, a universidade surgiu na Idade Média e na Europa, o que classifica a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088, como a mais antiga do mundo. Mas, ampliando a visão de mundo e considerando a cultura oriental, a Universidade Al-Azhar, no Cairo, ganha o título. Ela foi criada em 998 a pedido do vizir Yaqub para que o califa Aziz ministrasse instrução e alimentação a 36 estudantes da mesquita. Focada na Teologia e visando resolver os problemas entre a fé e a ciência, a instituição cresceu e atraiu mestres e alunos de todo o mundo muçulmano.

A Universidade de Al-Azhar é considerada um dos principais centros de teologia muçulmana sunita do mundo árabe.

Al-Azhar (pronuncia-se “AZ-har”, árabe: جامعة الأزهر الشريف; Al-Azhar al-ʾ Sarif, “o Azhar Noble”), é o principal centro da literatura árabe e sunita estudos islâmicos em todo o mundo e as decisões emitidas pelos líderes da universidade tem influência bem além das fronteiras egípcias. Associada com a Mesquita de Al-Azhar, no Cairo islâmico. A missão da universidade inclui a propagação da religião islâmica e cultura.

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.