Mundo DSE

Curiosidades sobre as 7 Maravilhas do Mundo

Hoje você vai conferir algumas curiosidades sobre sete maravilhas do mundo moderno. Todas elas possuem detalhes interessantes e aposto que você não sabia.

Grande Muralha da China (Great Wall of China)

A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 221 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming).

As primeiras construções surgiram antes da unificação do império, em 221 a.C. Ao unir sete reinos em um país, o imperador Qin Shihuang (259-210 a.C. – Dinastia Chin) começou a unificar a muralha, aproveitando as inumeras fortificações construídas por reinos anteriores.

Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão de obra de cerca de um milhão de operários (até 80% teriam perecido durante a sua construção, por causa da má alimentação e do frio), entre soldados, camponeses e prisioneiros.

No século XX, na década de 1980, Deng Xiaoping deu prioridade à Grande Muralha como símbolo da China, estimulando uma grande campanha de restauração de diversos trechos.
Em 2012 foi anunciado que a Muralha da China mede 20 mil quilómetros na totalidade. Esta medida contempla todas as paredes que foram alguma vez construídas, mesmo as que já não existem.

Petra – Jordânia

A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C. pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom.

O ano 312 a.C. é apontado como data do estabelecimento dos Nabateus no enclave de Petra e da nomeação desta como sua capital.

O edifício da Câmara do Tesouro, em Petra, foi utilizado como cenário no filme Indiana Jones e a Última Cruzada.

O filme “Transformers 2” também teve cenas gravadas na cidade de Petra.

No filme “Mortal Kombat: A Aniquilição”, Rayden entra para falar com os Deuses Antigos, onde foi também gravado na cidade de Petra.

Em novembro de 2009, a cidade de Petra foi palco para a novela brasileira “Viver a Vida (telenovela)” de Manoel Carlos.

Cristo Redentor (Christ Redeemer), Rio de Janeiro – Brasil

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a ideia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.

A construção foi erguida em concreto armado e revestida de um mosaico de triângulos de pedra-sabão originária da região de Carandaí, no estado brasileiro de Minas Gerais.

A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926

Em 22 de março de 1923, seguidores da igreja Batista declararam, em nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção “será, a um tempo, um atestado eloquente de idolatria da igreja de Roma”.

Pesa mais de mil toneladas de concreto. Sendo 3,8 toneladas na cabeça e 8 em cada mão.

O mestre de obras, Heitor, era judeu. Ao fim da obra já tinha se convertido ao cristianismo.

O Cristo Redentor demorou 5 anos para ser construído. Metade do tempo da Estátua da Liberdade

Construída a 710 metros do chão, não houve acidentes graves.

A estátua já perdeu por causa de raios sobrancelha, lábio e um dedo.

No desenho original Jesus seguraria um globo terrestre e uma cruz nas mãos.

Machu Picchu – Peru

Machu Picchu, também chamada “cidade perdida dos Incas”.

Em 1865, no curso de suas viagens de exploração pelo Peru, o naturalista italiano Antonio Raimondi passou ao pé das ruínas sem sabê-lo e menciona o quão escassamente povoada era a região na época.

Diz a lenda que a capital do Império Inca, Cuzco, foi fundada por Manco Cápac y Mama Ocllo, filhos do deus Sol, que sairam do Lago Titicaca com a missão de buscar um lugar que fosse o centro de um grande reinado. Já sobre Machu Picchu, numa visão menos “lúdica”, há suposições de que tenha sido criada para conquistar a floresta ou proteger o império de quem viesse dela, isso no século XV e sua construção se atribui ao inca Pachacutec. Em 1911 (d.C) o professor americano Hiram Bingham descobriu a maravilha peruana.

O que significa Machu Picchu? Montanha velha, em quechua. A cidade tem um imensurável valor arqueológico. Em 1983 o “Santuário histórico de Machu Picchu” foi declarado pela Unesco, Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Uma enorme riqueza cultural, histórica e natural dos povos andinos e dos peruanos.

Pirâmides de Chichén Itzá (Chichen Itza), Yucatan – México

A cidade de Chichén Itzá foi abandonada em 670 d.C. e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucátan.

Algumas fontes etnográficas afirmam que em 987 d.C. um rei toltecade nome Topiltzin Ce Acatl Quetzalcoatl dominou esta região com o apoio de algumas tropas maias e fez de Chichén Itzá a capital, juntamente com Tula Xicocotitlan.

O nome Chichén-Itzá tem raizmaia e significa “pessoas que vivem na beira da água”.

Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C.

No ano de 1988 foi declarada Património Mundial da Unesco.

Coliseu (The Colosseum), Roma – Itália 

Originalmente capaz de abrigar perto de 50.000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos.

Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.

Foi construído em mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo (pedra calcária com grandes poros). A fachada compõe-se de arcadas decoradas com colunas dóricas, jônicas e corintias, de acordo com o pavimento em que se encontravam. Esta subdivisão deve-se ao fato de ser uma construção essencialmente vertical, criando assim uma diversificação do espaço.

Os assentos são em mármore e a cavea, escadaria ou arquibancada, dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; as maeniana, setor destinado à classe média; e os portici, ou pórticos, construídos em madeira, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ou pulvinar encontrava-se situada no podium e era balizada pelos assentos reservados aos senadores, magistrados e cidadãos ilustres.

O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efetuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.

Em dezembro de 2011 fragmentos da construção passaram a cair em vários dias. A construção tem 3 mil fissuras catalogadas e estava programada uma restauração à iniciar-se março deste ano.

O nome original do Coliseu de Roma era Anfiteatro Flávio ou Flaviano (em latim, Amphitheatrum Flavium), tendo sido construído no reinado dos imperadores da Dinastia Flaviana, após o governo do imperador Nero.

O nome Anfiteatro Flavio é empregado ainda hoje, embora seja mais popularmente conhecido como Coliseu de Roma.

Quer saber mais sobre o Coliseu? Visite – > http://www.roman-colosseum.info/

Taj Mahal (Taj Mahal) – Índia

A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens,[2] trazidos de várias cidades do Oriente.

O imperador Shah Jahan mandou construir esse monumento em memória de sua esposa favorita,Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A jóia do palácio”). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

O Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amordo mundo.

É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro.

A pouco tempo do término da obra em 1657, Shah Jahan adoeceu gravemente e o seu filho Shah Shuja declarou-se imperador em Bengala, enquanto Murad, com o apoio do seu irmão Aurangzeb, fazia o mesmo em Gujarat.

Em finais do século XIX vários sectores do Taj Mahal estavam muito deteriorados por falta de manutenção e durante a época da rebelião hindu, em1857, foi arrestado por soldados britânicos e oficiais do governo, que lhes arrancavam as pedras embutidas nas paredes e o lápis-lazúli dos seus muros.

A palavra “Taj” provem do persa, linguagem da corte mogol, e significa “Coroa”, enquanto que “Mahal” é uma variante curta de Mumtaz Mahal, o nome formal na corte de Arjumand Banu Begum, cujo significado é “Primeira dama do palácio”. Taj Mahal, então, refere-se à “coroa de Mahal”, a amada esposa de Shah Jahan.

Em 1993, foi eleito como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, e é hoje um importante destino turístico.

Recentemente, alguns sectores sunitas reclamaram para si a propriedade do edifício, baseando-se de que se trata do mausoléu de uma mulher desposada por um membro deste culto islâmico. O governo indiano rejeitou a reclamação considerando-a mal-fundamentada, já que o Taj Mahal é propriedade de toda a nação indiana.

Quer saber mais sobre o Taj Mahal? Visite – > http://www.islamicity.com/

Gostou? Então deixe seu comentário!

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.