Mundo DSE

Enem 2011 – Fica Esperto!

Quem sonha em cursar uma faculdade!? É claro que muitos querem fazer um curso de nível superior. Esse ano o enem foi antecipado para os dias 22 e 23 de outubro,
o que é ruim para alunos de ensino médio que estarão com menos tempo de preparação. Para mim foi bom pois a demora causada pelas correções das provas, ou por problemas que sempre aparecem na última semana atrasa muito o início do ano acadêmico de muitas instituições que o utilizam como critério de avaliação. Fora os bolsitas do prouni que acabam iniciando as aulas com até 1 mês de atraso.
Desde o ano passado andam especulando que a prova será realizada duas vezes por ano, mas parece que já em 2012 acontecerá as duas edições da prova, uma em maio e a outra, teoricamente, em outubro ou novembro.
A grande maioria das instituições de ensino superior federais utiliza o enem como único processo seletivo. Esse foi um grande passo que o MEC deu, e há muitos que não gostaram do fim do vestibular que era tão tradicional nas institições superiores públicas. Alguns, como o líder de uma grande instituição de ensino o professor Tales de Sá Cavalcante critica o método do enem pra avaliação geral de todo o país. Os constantes erros da organização responsável pelo exame é outro fator que causa desconforto há muitos. Porém, se formos pensarmos os benefícios, o ENEM é a melhor forma de nivelarmos alunos de escolas públicas e privadas.
Eu me lembro (sempre estudei em escola pública) que quando fiz vestibular para UFC, na prova, de umas 60 questões eu e meus colegas não acertávamos nem 30, sendo que pra passar ao menos para a segunda fase de um curso que nem medicina teríamos que ter acertado mais de 55. Já no enem, uma pessoa como eu pode tirar uma média de 690 e, a nota de corte para o curso de medicina ser uns 750. Isso mostra como, pelo enem, alunos de diferentes níveis sociais tem chances quase iguais de conseguir uma vaga para o curso que quiser. Pode haver uma pequena vantagem dos alunos de escolas particulares em relação aos de escola pública mas que o enem diminuiu a diferença isso é certo.
Apesar dos erros, o enem, é brilhante tanto em seu conteúdo, quanto nos objetivos, pois ajuda a milhares de jovens, com poucas condições, a ter acesso ao nível superior!

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.