Mundo DSE
Origem do dinheiro

A origem do dinheiro

Dinheiro, por si só, não é nada. Pode ser uma concha, uma moeda de metal ou um pedaço de papel com uma imagem histórica, mas o valor que as pessoas depositam nela não tem nada a ver com o valor físico do dinheiro. O dinheiro deriva seu valor por ser um meio de troca, uma unidade de medida e um depósito de riqueza.

O dinheiro permite que as pessoas negociem bens e serviços indiretamente, entendam o preço das mercadorias (os preços em dólares e centavos correspondem a um valor em sua carteira) e nos dão uma maneira de economizar para compras maiores no futuro.

O dinheiro é valioso apenas porque todo mundo sabe que todos os outros o aceitarão como uma forma de pagamento – então, vamos dar uma olhada em onde esteve, como evoluiu e como é usado hoje. Por isso, procura-se tantas formas de ganhar dinheiro, porque sem ele seríamos muito diferentes do que somos hoje.

Um mundo sem dinheiro

Escambo - troca de mercadorias

O dinheiro, de alguma forma, faz parte da história humana há pelo menos os últimos 3.000 anos. Antes disso, supõe-se que um sistema de troca é provavelmente usado.

Barganhar é um comércio direto de bens e serviços – eu lhe darei um machado de pedra se você me ajudar a matar um mamute – mas esses arranjos levam tempo. Você tem que encontrar alguém que pense que um machado é um comércio justo por ter que enfrentar as presas de 12 pés em uma fera que não aceita ser caçada.

Se isso não funcionasse, você teria que alterar o acordo até que alguém concordasse com os termos. Uma das grandes conquistas do dinheiro foi aumentar a velocidade com que os negócios, seja matando mamutes ou construindo monumentos, poderiam ser feitos.

Lentamente, um tipo de moeda pré-histórica envolvendo mercadorias facilmente comercializadas como peles de animais, sal e armas desenvolvidas ao longo dos séculos. Esses bens negociados serviram como meio de troca , embora os valores unitários ainda fossem negociáveis . Este sistema de troca e comércio se espalhou pelo mundo, e ainda sobrevive hoje em algumas partes do globo.

Talheres Asiáticos

Por volta de 1100 aC, os chineses passaram a usar ferramentas e armas reais como meio de troca para usar réplicas em miniatura das mesmas ferramentas fundidas em bronze. Ninguém quer enfiar a mão em uma flecha afiada e, com o tempo, esses minúsculos punhais, espadas e enxadas foram abandonados para a forma menos espinhosa de um círculo, que se tornou uma das primeiras moedas.

Embora a China tenha sido o primeiro país a usar moedas reconhecíveis, as primeiras moedas cunhadas foram criadas não muito longe em Lydia (agora no oeste da Turquia).

Moedas e Moeda

Em 600 aC, o rei de Lydia, Alyattes, cunhou a primeira moeda oficial. As moedas eram feitas de electrum, uma mistura de prata e ouro que ocorre naturalmente e marcadas com imagens que atuavam como denominações . Nas ruas de Sardes, por volta de 600 aC, um pote de barro pode custar duas corujas e uma cobra. A moeda de Lydia ajudou o país a aumentar seu comércio interno e externo, tornando-o um dos mais ricos impérios da Ásia Menor.

É interessante que, quando alguém diz “tão rico quanto Creso”, esteja se referindo ao último rei lídio que cunhou a primeira moeda de ouro. Infelizmente, cunhar as primeiras moedas e desenvolver uma forte economia comercial não poderia proteger Lydia das espadas do exército persa.

Não apenas um pedaço de papel

Apenas quando parecia que Lydia estava assumindo a liderança no desenvolvimento da moeda, por volta de 700 aC, os chineses passaram das moedas para o papel-moeda . Na época em que Marco Polo visitou, em 1271, o imperador tinha um bom controle sobre o suprimento de dinheiro e várias denominações. No lugar de onde as contas americanas dizem “Em Deus Confiamos”, a inscrição chinesa advertia: “Todos os falsificadores serão decapitados”.

Os europeus ainda usavam moedas até o século 16, ajudadas por aquisições de metais preciosos das colônias para continuarem gerando mais e mais dinheiro. Eventualmente, os bancos começaram a usar notas bancárias para depositantes e tomadores de empréstimos para transportar em vez de moedas.

Essas notas podem ser levadas ao banco a qualquer momento e trocadas por valores de face em moedas de prata ou ouro. Este papel-moeda poderia ser usado para comprar mercadorias e funcionava como moeda corrente hoje, mas foi emitido por bancos e instituições privadas, não pelo governo, que agora é responsável pela emissão de moeda na maioria dos países.

O primeiro papel-moeda emitido pelos governos europeus foi na verdade emitido por governos coloniais na América do Norte. Como as remessas entre a Europa e as colônias demoravam tanto, os colonos muitas vezes ficavam sem dinheiro à medida que as operações se expandiam.

Em vez de voltar a um sistema de permuta, os governos coloniais usaram IOUs que negociavam como moeda. A primeira instância foi no Canadá, depois uma colônia francesa. Em 1685, os soldados foram emitidos jogando cartas expressas e assinadas pelo governador para usar como dinheiro em vez de moedas da França.

Viagens do dinheiro

A mudança para o papel-moeda na Europa aumentou a quantidade de comércio internacional que poderia ocorrer. Os bancos e as classes dominantes começaram a comprar moedas de outras nações e criaram o primeiro mercado de câmbio. A estabilidade de uma determinada monarquia ou governo afetou o valor da moeda do país e a capacidade de o país negociar em um mercado cada vez mais internacional.

A competição entre países muitas vezes levava a guerras cambiais, em que os países competidores tentavam afetar o valor da moeda do concorrente, aumentando os bens do inimigo, diminuindo o poder aquisitivo do inimigo (e a capacidade de pagar). para uma guerra), ou eliminando completamente a moeda.

Pagamentos móveis

O século 21 deu origem a duas formas disruptivas de moeda: pagamentos móveis e moeda virtual. Um pagamento móvel é dinheiro prestado por um produto ou serviço através de um dispositivo eletrônico portátil, como um telefone celular, smartphone ou tablet. A tecnologia de pagamento móvel também pode ser usada para enviar dinheiro para amigos ou familiares.

Cada vez mais, serviços como Apple Pay e Samsung Pay estão competindo para que os varejistas aceitem suas plataformas para pagamentos em pontos de venda.

Moeda virtual

O Bitcoin, inventado em 2009 pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, tornou-se o padrão ouro – por assim dizer – para moedas virtuais. Moedas virtuais não têm cunhagem física. O atrativo da moeda virtual é oferecer a promessa de taxas de transação mais baixas do que os mecanismos de pagamento online tradicionais e é operada por uma autoridade descentralizada, ao contrário das moedas emitidas pelo governo.

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.