App cria vídeo deepfake de Barack Obama com perfeição

O programa, que circula na rede há alguns meses, usa técnicas de deep learning (método em que o computador aprende a fazer algo sozinho, por tentativa e erro) para inserir o rosto de qualquer pessoa em qualquer vídeo: um procedimento batizado de deepfake.

O software precisa ser alimentado com uma certa quantidade de vídeos reais, para que possa mapear o rosto da pessoa – por isso, as primeiras vítimas têm sido celebridades, pois já é possível encontrar uma grande quantidade de vídeos pornô de atrizes famosas, tais como Margot Robbie, Jessica Alba e até a Sophie Turner (Sansa de Game of Thrones). Mas, como as pessoas comuns costumam postar vídeos de si mesmas nas redes sociais, também podem ser alvo dos deepfakes.

Os resultados são bastante convincentes, o que tem gerado preocupação nos EUA: além de usar a ferramenta para inserir pessoas em vídeos pornográficos, também seria possível forjar coisas que alguém não disse, e usar isso em contexto político ou judicial. Para demonstrar o resultado, o site BuzzFeed utilizou o app para criar  uma versão falsa do ex-presidente Barack Obama, cuja voz foi dublada pelo ator Jordan Peele. Confira o vídeo a seguir:



O que achou? Deixe seu comentário!


0 comentários:

Postar um comentário