A crise no brasil e o mercado de carros usados em alta

Crise. Talvez essa seja a palavra mais ouvida nos últimos anos no Brasil. É impossível você, mesmo que tente fugir de tais discussões, não ter ouvido alguém comentar sobre a situação financeira nacional. Condição está que afeta direta (ou indiretamente) todos os setores comerciais e industriais, sem mencionar a instabilidade e insegurança da população.

Hoje o consumidor vem, cada vez mais, olhando para o setor de carros usados, que oferecesse condições interessantes para aquele que busca a troca do seu veículo. Com condições e preços acessíveis a realidade atual da população, garantia estendida, conservação e opcionais difíceis de encontrar até mesmo em carros zeros (ao menos nos modelos básicos) – o setor de venda de carros seminovos vem sobrevivendo (com certa tranquilidade) a crise brasileira. 

O consumidor ainda tem a facilidade das lojas online que atendem perfeitamente esse tipo de mercado (carros usados), como o expertautopecas.pt que tem uma vasta opção de peças, itens e acessórios. As lojas online facilitam totalmente a vida dos consumidores que necessitam fazer reparos em seus veículos sem precisar se locomover até um local físico, recebendo seus produtos no conforto do seu lar com um preço bem atrativo.

Muitos fatores podem ser consideração para explicar o crescimento do setor além obviamente os valores mais baixos. No Brasil opcionais sempre foram o divisor de águas para o mercado automotivo, aonde tais itens sempre foram associados a modelos mais sofisticados e até mesmo esportivos. Decidindo por adquirir um veículo seminovo o consumidor tem como principal objetivo diminuir custo, mas claro, sem prejudicar seu conforto. Neste ponto os carros usados se encaixam perfeitamente, aonde normalmente, oferecem itens opcionais (as vezes encontrados em modelos de luxo) sem necessidade de o consumidor ter que pagar valores extras. 

Assim como várias indústrias brasileiras, a automotiva vem sofrendo bastante com tais mudanças econômicas e por consequência de seus consumidores. Pesquisas recentes indicam que a população brasileira, que é sem dúvida alguma ‘apaixonada’ por veículos, vem mudando seu habito de consumo com relação aos automóveis. Se antes o pais vivia uma alta nas vendas de carros novos (zeros), impulsionadas pelo crédito facilitado somado com o poder aquisitivo da população, o que vemos nos dias atuais e um cenário bem diferente.

Gigantes da industrias vem sofrendo para se readequarem a esse novo padrão de seus consumidores, que optam por estender o máximo a troca de seu carro. Fato esse que é totalmente compreensivo em uma economia com juros altos e muita insegurança. Mas como todos sabemos, o brasileiro costuma se adaptar facilmente em situações adversas, fazendo com que um mercado de carros usados (que na verdade sempre esteve ativo) subisse gradativamente nas pesquisas. 

O mercado de carros seminovos vem ensinando a muitos outros que mesmo em momentos de crise, devemos nos reinventar e achar soluções seguras e que fortaleçam não apenas o mercado em si, mas também a saúde financeira de todos os consumidores. 


0 comentários:

Postar um comentário