8 hábitos de milionários que podem te ajudar

Qual será a formula mágica dos milionários para enriquecer? Temos uma notícia decepcionante: não existe uma. Mas existem alguns hábitos que podem ser bem mais instigantes do que apenas trabalhar muito, gastar menos e investir.

Não são conselhos que vão torná-lo um milionário imediatamente, mas eles podem motivar a repensar se seu cotidiano está contribuindo para o seu enriquecimento financeiro e pessoal.

1. Ficar sozinho


Passar alguns minutos do dia sozinho, apenas com a companhia dos seus pensamentos, é um hábito dos ricos, segundo um dos principais estudiosos sobre o assunto no mundo, Thomas Corley.

Ele passou cinco anos de sua vida estudando o cotidiano de 117 milionários nos Estados Unidos e publicou o livro Change your habits, change your life (“Mude seus hábitos, mude sua vida”, em português).

“Pensar é a chave para o sucesso”, escreve Corley. “Todos os dias, os milionários passam algum tempo fazendo brainstorm consigo mesmos sobre muitas coisas.”

Corley não foi o único a apontar esse hábito como recorrente entre os milionários. Um estudo norte-americano publicado este ano pela Universidade Emory em parceria com a Universidade de Minnesota mostrou que pessoas ricas nos Estados Unidos passam menos tempo em eventos sociais do que as pessoas quem têm menos dinheiro.

“O acesso ao dinheiro está relacionado a menos tempo ou a menos interesse para ficar com os outros”, explicou o co-autor do estudo, Emily Bianchi, à revista The Atlantic.


2. Buscar autoconhecimento


Ficar mais tempo sozinho pode estar relacionado ao autoconhecimento. “Ficar consigo mesmo é uma forma de entender o seu propósito em vez de deixar a vida levar.

Quando você não tem objetivos, sejam financeiros ou pessoais, não segue um caminho para realizá-los e qualquer caminho serve”, explica o educador financeiro Rafael Seabra, autor do livro Quero ficar rico.

Entender o que você quer e o que importa para você é um passo importante para controlar os gastos e tomar decisões financeiras com um foco.


3. Ler muito


Os ricos preferem “ser educados do que entretidos”, como escreve Thomas Corley. Em seu estudo, ele observou que a maioria dos milionários dedicava no mínimo meia hora ou mais do seu dia para ler sobre algo novo.

Entre os livros preferidos dos ricos, estão os de história, as biografias de pessoas bem-sucedidas e os de autoajuda.

O hábito da leitura na infância também pode ser um indicativo de sucesso financeiro no futuro, como mostrou uma pesquisa italiana realizada pela Universidade de Pádua e divulgada na revista científica The Economic Journal. Crianças que leem livros durante a infância são capazes de ter mais dinheiro na vida adulta.

“Conhecimento é poder em potencial”, explica o educador financeiro Rafael Seabra. Além de fornecer conhecimento, o hábito da leitura também contribui para aprimorar a capacidade de comunicação, o que é essencial para enriquecer, segundo ele.

4. Planejar a rotina


Foco e concentração são caraterísticas comuns de milinários, como observa a coach de alta performance Paula Abreu. “Todos os milionários e até bilionários que eu conheço têm uma rotina matinal, que pode incluir meditação, respiração, leituras inspiradoras e o hábito de escrever”, observa.

Planejar o dia logo na primeira hora e estabelecer três prioridades aumenta a produtividade e evita distrações.

5. Praticar exercícios físicos


Outro hábito rigoroso que deve ser incluído na rotina é a prática de exercícios físicos.

Como observou Thomas Corley em seu estudo, a maioria dos milionários pratica exercícios aeróbicos por, no mínimo, 30 minutos por dia. O exercício físico está relacionado ao preparo do corpo e da mente para ter produtividade.

6. Se permitir sair da rotina


Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Já ouviu esse ditado? Se por um lado é importantíssimo seguir uma rotina planejada, por outro, também é importante fugir dela de vez em quando. Bill Gates, por exemplo, é conhecido por ficar semanas inacessível, fora do radar.

Boas ideias de como ganhar dinheiro surgem no tempo livre, quando as pessoas saem da rotina.

8. Praticar gratidão


Isso não significa apenas acrescentar a hashtag #gratidão em suas fotos nas redes sociais, mas criar de um hábito verdadeiro de listar, no fim de cada dia, o que você aprendeu ou pelo que é grato.

Popularizada por Oprah Winfrey, a prática da gratidão é, de fato, produtiva, segundo a coach Paula Abreu. Ela ajuda a ter uma visão positiva sobre a vida, o que contribui para alcançar objetivos, enxergando desafios em vez de problemas.

O que achou? Deixe seu comentário!
Fonte: Exame

0 comentários:

Postar um comentário