O Guia de compras inteligente: como se dar bem na temporada de liquidação

Janeiro é o mês da liquidação em todos os cantos do Brasil. No entanto, será que é o melhor mês para comprar aquele produto que tanto sonhou? Ou será que o momento não é propício? Mas o que de fato motiva os consumidores a tomarem certas decisões de  compra  durante  as  liquidações?

Para responder  a  essa  e  as  outras  perguntas, coletamos alguns dados feitos a leitores de catálogos online, de um estudo interno sobre o comportamento dos consumidores. Neste artigo, vamos dar alguns insights exclusivos sobre o comportamento de compradores ativos de toda a América do Sul. Daremos também conselhos de como tirar um melhor proveito da época de liquidação.


O Comportamento do consumidor durante a época de liquidação.


Com o anúncio das liquidações de Janeiro, os shoppings e os centros comerciais estão repletos de pessoas em busca de uma boa oferta. E quem pode culpar todos esses caçadores de descontos? Afinal, os aficionados por compras orgulham-se de aproveitar daquelas promoções exclusivas. O que leva esses consumidores a tomarem certas decisões de compra durante as liquidações de Janeiro? Por exemplo, a maioria dos consumidores (de acordo com a pesquisa da Tiendeo: 150 em 200) tenta encontrar produtos para a família. Surpreendentemente, 132 em 200 compradores esperam por Janeiro para fazer compras para si próprios.


Antes de se aventurarem nas compras, 62% dos consumidores planejam com antecedência as suas compras. 74% desses consumidores até têm em mente um produto específico que querem comprar nas liquidações de Janeiro. Eventualmente, 65% chegam ao final da sua demanda de compras completamente satisfeitos ao conseguirem obter o item desejado. Parece que mais da metade dos aficionados por descontos sabem exatamente onde procurar.


O que é que estes consumidores usam para planejar as suas compras? A maioria (81%) pesquisa na internet com o intuito de encontrar os produtos com o maior desconto e as lojas que os vendem, utilizando de lojas online ou plataformas como a Tiendeo. Quase 1/5 dos consumidores vão em busca de seus produtos sem ter a mínima ideia de onde encontrar os artigos desejados. 51% desses compradores vão a mais de 3 lojas para tentar encontrar o item preferido. 

O que de fato procuram esses compradores enquanto fazem as suas compras na liquidação? Analisamos que 187 dos 200 inquiridos querem comprar roupas, enquanto 143 também não recusam uma promoção de calçados. O terceiro item mais popular são os Acessórios. A média de orçamento para as liquidações de Janeiro está entre 100 a 200 reais.


Guia de compras inteligente: O que comprar em cada mês do ano?


Durante o ano, as lojas planejam o que vão vender com muita antecedência e a que preço. Por exemplo, após o Natal, a maioria das empresas já planejam quais as estratégias de vendas para os produtos relacionados a volta às aulas. Já em Dezembro, o foco das campanhas está voltado a presentes, como perfumes. Obviamente, Não podemos esquecer de mencionar as estratégias voltadas para a liquidação de janeiro. Durante estes períodos, os consumidores não têm medo de gastar o seu merecido dinheiro em presentes para a família e amigos. Mas esses são de fato os melhores meses para comprar estes produtos específicos?

Tendo em conta os dados internos da Tiendeo, o líder global em catálogos online, sabemos exatamente quais produtos as lojas promovem em um dado momento do ano.Também sabemos de fato o que os consumidores procuram. Combinar estes dois conjuntos de dados resulta em um guia inteligente de compras. Este guia fornece recomendações dos tipos de produto mais populares em cada mês, para que os consumidores percebam melhor o que comprar em cada época do ano.

Quando olhamos para os primeiros meses do ano, vemos que é o melhor momento para comprar roupas. As marcas de moda publicam um grande número de coleções, catálogos e tratam de acabar com antigos estoques com ótimos descontos. 

Já em Março, Abril e Maio os consumidores estão interessados em uma ampla variedade de produtos. Por exemplo, encontramos uma grande oferta de artigos de bricolagem e alimentos. Obviamente, também podemos citar os vestidos de noivas, que crescem bastante neste período. Maio também é o mês onde os consumidores buscam renovar seus moveis de jardins. O setor de bebidas também tem um forte crescimento durante o verão e o outono, diversas empresas do ramo investem em todo o tipo de oferta para satisfazer a sede dos consumidores

Em setembro encontramos uma grande quantidade de promoções para itens de cozinha, enquanto em outubro, os comerciantes esperam que os consumidores estejam interessados na compra de móveis novos. Por outro lado, os consumidores também focam em roupas para a nova estação.

Novembro com toda a certeza é o mês da Black Friday. Esse período é marcado por importantes descontos em quase todos os produtos que podem imaginar: eletrônicos, móveis, etc. Fato esse que reflete na quantidade de diferentes itens que os consumidores buscam em plataformas de ofertas como Tiendeo. Jogos, computadores, e tablets são alguns dos artigos mais procurados durante esse período.

No último mês do ano, os negócios se priorizam para os presentes, como smartphones, brinquedos, perfumes, etc. Vale destacar também os itens relacionados a ceia de natal e réveillon, como peru e champanhe.

Como se dar bem nas liquidações de Janeiro.


Depois de pesquisar o que motiva os consumidores durante a época de liquidação e de saber, quais produtos procurar durante o ano, é tempo de ir às lojas. Claro que tem de estar preparada/o antes de começar a comprar. Para comprar de forma inteligente e tirar o melhor proveito das promoções de Janeiro, é crucial que se faça uma pesquisa online dos descontos e promoções. Além disso, gostaríamos de compartilhar algumas ideias e dicas¹ que lhe podem ser úteis, quando se encontra nos corredores das lojas de roupa.

Primeiro, é importante perceber a forma como as lojas operam durante o ano. Pode não ser uma surpresa que a maioria delas coloque os artigos que não estão em liquidação (nova coleção) nos lugares mais visíveis. A localização dos produtos dentro da loja muda constantemente dentro do ciclo de 6-8 semanas do período. Por isso, procure encher o seu carrinho sempre depois de cada troca.

Durante os meses em que não há liquidação, as lojas preparam os seus estoques semanais às quintas. Neste dia, tem a melhor escolha e os melhores preços. Antes de adquirir um item, verifique o regulamento de trocas, porque na maioria das vezes, a política de devolução em liquidações é diferente dos artigos que não estão incluidos.

Como dito antes, sempre que quiser comparar preços e encontrar as melhores ofertas e promoções durante a época de liquidação, o conselho é pesquisar promoções na internet. Isto não significa que tenha de se sentar em frente ao computador, e procurar descontos antes de sair para as compras. O uso de um smartphone com uma aplicação de compras instalada, o permite a pesquisar de forma on-the-go. Quando olhamos com atenção para a quantidade de catálogos e cupões no âmbito das liquidações de Janeiro, chegamos à conclusão que as categorias Moda, Viagens, Jardim e Bricolagem são as mais representadas. Com descontos até 70%, Janeiro é também um mês para viajar, comprar 
o sofá que tanto deseja a um bom preço ou adquirir algumas camisas para o verão. A forma mais fácil de saber que lojas fazem promoções é pesquisar na página especial Tiendeo de liquidação de Janeiro. Pode também ver as categorias uma a uma para saber quais os melhores descontos (ver os links acima).

Acerca deste estudo


Para este artigo, reunimos dados de um inquérito da Tiendeo com uma pesquisa acerca do comportamento dos seus usuários e dados dos produtos dos lojistas. Ao todo participaram 200 leitores aleatórios de catálogos, que responderam a 12 questões sobre compras na época de liquidação. Ainda pesquisamos as palavras-chave mais procuradas pelos usuários da plataforma Tiendeo em 2015.

Acerca da Tiendeo


Tiendeo (www.tiendeo.com.br) é o portal líder em catálogos e ofertas online, disponível em 36 países e com mais de 20 milhões de usuários mensais em todo o mundo. Na Tiendeo, realizamos estudos acerca das últimas tendências dos consumidores no setor de comércio e vendas.

¹6 Tips for Clothes Shopping During Store Clearance Sales, Money Crashers [online], 7 Janeiro 2016. Disponível em: http://www.moneycrashers.com/clearance­clothes­shopping­tips



0 comentários:

Postar um comentário