7 Formas de lidar com o ciúmes

Você está com uma mulher maravilhosa, mas outros homens também pensam isso dela, então você passa a querer controlá-la por causa do ciúmes, mas esse é pior caminho a seguir. O que fazer então? Descubra agora como controlar o ciúmes.

O ciúmes muitas vezes é o pior veneno num relacionamento... É por isso que é fundamental saber lidar com ele da melhor forma. Você pode não acreditar, mas o ciúmes não é necessariamente uma coisa ruim, depende muito da forma com que ele é expressado e em que momento. Afinal, o que significa ciúmes zero? Ora, significa que não há envolvimento, que não há na outra pessoa um valor único, ou pelo menos, para você não há. Isso é um problema, então ter ciúmes é algo absolutamente normal, mas quando ele se torna doentio aí sim, é um baita problema, pois ninguém tem direito de “posse” sobre outro.

Para te dar uma ajuda leia esse texto com dicas simples. Lembre-se sempre que apesar de tudo as ações e reações são inteiramente responsabilidades suas. Todo cuidado e prudência são necessários.

1• Pergunte-se por que você está com ciúmes

Primeiro você tem que chegar à raiz dos seus sentimentos. A forma como você reage a certas coisas tem ligação direta em seu cérebro com suas experiências coletivas e o peso delas sobre a imagem que você construiu de si mesmo e dos relacionamentos.

Sua última namorada te traiu? Será que, se isto aconteceu a você anteriormente, você não acabou por internalizar que isso sempre iria ocorrer? Não se tornou paranoico demais? Será que o sentimento não é fruto da ausência de costume em estar com ela em torno de amigos e amigas? Ou ainda, será que sua insegurança não é fruto de excesso de informações, isto é, ela acabou por revelar muitos detalhes sobre o passado e isto está perturbando sua cabeça? – De qualquer modo, entenda que você jamais conseguirá obter controle sobre seu ciúme se você não sabe qual a origem dele.

2• Se coloque no lugar dela

Não há nada como se colocar no lugar dos outro para perceber quão estúpido você encara e lida com a situação. Se você é do tipo de controlador, que a liga de hora em hora para perguntar sobre onde ela está e o que está fazendo, imagine por um instante se ela fizesse o mesmo com você. Depois de alguns dias você acharia algo irritante, invasivo e mesmo irracional. Quem poderia culpar alguém por pensar isto? – Após algum tempo refletindo sobre isso, você perceberá que não é possível estar 100% do tempo com alguém. E mais ainda, que um relacionamento se constrói de forma saudável apenas quando existe confiança. Embora seja difícil em alguns casos.

3• Enfrente seus medos

Se você acha que cada segundo longe de você é uma festa de degustação de homem, saia com ela ou ligue uma noite em que você não planejava vê-la e a encontre, você vai que as coisas não são exatamente como você imagina. Seja legal com todos os amigos dela, mas fique atento para quando eles passarem dos limites, se ela não cortar, simplesmente diga a ela que isso não te agradou e pergunte o que ela pretende fazer, mas o faça de maneira calma e com tom de voz tranquilo, nunca e sob hipótese alguma o faça de forma histérica ou de indignação. Dependendo da reação dela, avalie se vale a pena ou não continuar com ela.


4• Questione se estiver curioso

Quando se trata de lidar com o ciúmes, você pode até querer fazer o impensável e mesmo algo chocante, que é falar com ela de forma histérica feita uma bichona louca. Provavelmente tentará articular como você vem sentindo e como você sente que isto está afetando o relacionamento e blá blá blá. O que ela fará? Bem, ela vai fazer o melhor para assegurar que não há nada para se preocupar. Se Você realmente está incomodado com alguma coisa do tipo, basta perguntar a ela sobre isso. Repito de novo, de forma calma, segura e com tom de voz tranquilo. É muito provável que haja uma explicação simples, razoável e completamente diferente daquilo que você pensou. Uma explicação que você pode mesmo ter se negado a ver devido a sua mentalidade turva em decorrência do ciúmes. Acontece que muitas vezes você fica com o pensamento ofuscado simplesmente porque o sentimento doentio se assenhorou da sua capacidade de pensar razoavelmente.

5• Transforme ciúmes reconhecimento

Como diz o velho ditado: “Você está olhando errado pras coisas.”- Essa estratégia é simples e muito eficaz, ensino sempre aos meus amigos e também em minhas consultorias. Ao invés de se enraivecer de ciúmes porque outros demonstram interesse nela, encare isto como gesto de reconhecimento, afinal você deve ter consciência de que ELA ESTÁ COM VOCÊ e com ninguém mais. Pense em todas as suas qualidades pelas quais ela sente-se atraída e pense nas qualidades dela e no significado que tem tudo isso para você. PARE com essa mania autodestrutiva de se comparar com outros homens, isso não é nada bom. Fiz algumas consultorias e percebi que essa tendência é dominante em quase todos os casos em que há excesso de ciúmes. Não faça isso, simplesmente porque só vai prejudica-lo, eis aqui um verdadeiro tiro no pé. Se ela quiser deixa-lo, ela o fará e não é você que irá impedi-la de fazer, afinal ela está com você por escolha e não por obrigação, coloque isso na sua cabeça.

6• Lembre-se de como é estar solteiro

Existe basicamente dois aspectos nessa lembrança da época de solteiro. a) Se você se lembrar desse período estará consciente de que não é uma coisa tão ruim assim, pois como diz o ditado popular: “Antes só do que mal acompanhado”. Encare que nem sempre um relacionamento é algo bom ou algo para todos, isso é fato. b) Lembre-se de quantos foras você levou, sim a rejeição que você tinha é importante, pois ao lembrar disso você se lembrará que muitas das mulheres que te rejeitaram eram comprometidas. Se a rejeição era difícil para você, imagine então para esses coitados carentes e desesperados que dão em cima de qualquer uma que veem pela frente, sua namorada é apenas mais uma tentativa na cabeça deles. Sendo assim, nem sempre é o caso de você levar a sério demais.

7• Teste-a

Essa é recomendada apenas para quem tem sangue frio e não tem receio algum em perder a namorada, ou mesmo aquele que está em situação desesperadora e requer uma medida drástica para ter paz de espírito. Se você está realmente disposto, convide um amigo que ela não conheça, um cara que já é conhecido por seu sucesso com as mulheres, envio-o para dar em cima dela em um local e hora oportunos, que você esteja bem longe de preferência. Essa medida é drástica e recomendada apenas nos casos que citei acima, afinal você poderá perdê-la de vez. O bom e positivo dessa estratégia é que ela vai acabar com o abismo atordoante no pensamento de alguns que tendem a achar que sua namorada fica/transa com cada homem que fala com ela. Não sei se é seu caso, mas há vários que pensam algo similar a isso.

Leia outros textos na coluna sobre relacionamentos e desenvolvimento pessoal.


O que achou? Deixe seu comentário!



0 comentários:

Postar um comentário