Top 10 Países mais violentos do mundo

Foi lançado o novo ranking do Global Peace Index no qual listou os países com mais violência no mundo. A violência hoje está cada vez mais presente na realidade de muitas pessoas. Confira a lista!


1. Síria
A Síria vivie uma sangrenta guerra civil desde 2011. O conflito de quatro anos já deixou mais de 150 mil mortos e mais de um milhão de refugiados. Bashar al-Assad se recusa a deixar o poder, lutando contra rebeldes divididos em vários grupos. Até armas químicas já foram usadas.

2. Afeganistão
Deteriorado por conflitos desde a guerra civil nos anos 1970 e a invasão soviética, o Afeganistão piorou muito com a guerra americana em 2001, desencadeada pelos ataques de 11 de setembro. Osama Bin Laden já está morto desde 2011 (no Paquistão, aliás), mas tropas dos EUA continuam no país e grupos extremistas continuam a ganhar poder.

3. Sudão do Sul
O Sudão do Sul vive um conflito externo e interno. Desde 2011, por conta da separação da região do Sudão, criando o novo país. Depois, um conflito interno, envolvendo o controle por regiões ricas em recursos naturais.

4. Iraque
Destroçado pela ditadura de Saddam Hussein, o Iraque não melhorou após a invasão americana e a derrubada do ditador. Conflitos étnicos se intensificaram e grupos extremistas se fortaleceram, entre eles a Al Qaeda iraquiana e, agora o EIIL.

5. Somália
A maior ameaça na Somália é a crescente dominação do grupo extremista islâmico Al Shabab. O governo tem evitado que eles se instalem nas cidades, que acabam dominando as áreas rurais no país.

6. Sudão
O conflito interno no Sudão continua, mesmo com a separação do Sudão do Sul. Há um outro grupo libertário rebelde, no norte. Eles disputam uma região rica em petróleo.

7. República Centro-Africana
A República Centro-Africana vive um conflito desde 2012, iniciado por conta de problemas não-resolvidos desde a guerra civil, anos antes. Rebeldes continuam a lutar com o governo criado no acordo de paz de 2007.

8. República Democrática do Congo
Desde o ano passado, cerca de doze conflitos de origem separatista tomaram conta do país - todos envolvendo disputas por recursos naturais.

Além disso, desde 2010 a ONU tem relatado crimes perpetrados pelo próprio exército local, que incorporou ex-rebeldes. A população local não tem mais em quem confiar.

9. Paquistão
Várias regiões do Paquistão vivem em conflito, por conta da presença de grupos terroristas, como o Taleban paquistanês. Ainda há conflitos com a Índia.

10. Coreia do Norte
Apesar de não viver uma guerra civil ou uma guerra externa, o país, extretamente fechado, condiciona seus cidadãos a uma ditadura degradante, onde centenas de milhares estão pesos em campos de trabalho forçado. Execucões sumárias não são raras.

Fonte: Exame

O que achou? Deixe seu comentário!



0 comentários:

Postar um comentário