Honre sua palavra seu paspalho!

É comum hoje em dia as pessoas combinarem determinada coisa e simplesmente não cumprirem com aquilo que foi combinado sem sequer dar satisfação para o outro. Seja um encontro básico entre amigos, uma festa na casa de alguém, um jantar a dois ou qualquer outro programa, cada vez mais a palavra vale menos, mas aí entra um ensinamento que meu pai me passou: "A sua palavra é o seu maior documento".

Quem aqui nunca marcou de ir a algum lugar com um amigo e esse mesmo não apareceu? É uma situação bem chata né? Pois então, esse tipo de coisa está acontecendo com muita frequência na sociedade, cada vez mais paspalhos estão jogando a sua palavra no lixo. Muitos pensam o seguinte: 

Ah mas é um detalhe pequeno faltar na festa de um amigo que eu dei a minha palavra que ia estar... Não tem problema eu explico pra ele depois, ele entende mesmo... - Paspalho furão

Desculpe, mas se você que está lendo este texto neste momento pensa dessa forma, você é, ou tem uma enorme tendência a ser um furão, daqueles que ninguém conta mais para realizar nenhum programa, jogou a palavra fora e não possui credibilidade nenhuma. Não existe coisa mais ridícula do que um homem sem a sua palavra. Ele perde todo seu valor, se torna uma pessoa difícil de confiar, não importa o que ele diga, todos sempre vão desconfiar de suas palavras. Sempre existirá um pé atrás com esse indivíduo.

Seja onde for, um homem que não possui o seu documento mais importante não passa de um enrolador barato, alguém que não mereça a confiança de ninguém. E a confiança de outros indíviduos é muito mais importante do que qualquer dinheiro, qualquer riqueza que o universo pode oferecer. Quando você possuir a confiança plena de alguém, seja no emprego, relacionamento, na amizade ou em qualquer outro setor da sua vida, pode-se afirmar com total propriedade que você possui tudo. Essa confiança plena só é conquistada e mantida através do documento mais precioso e abençoado que lhe foi dado: a sua palavra. Uma vez quebrada, ela não se restaura nunca mais, e mesmo que depois de quebrá-la você sempre cumpra tudo que disser, a confiança jamais será a mesma.

Segue abaixo algumas dicas simples que meu pai me ensinou sobre como manter a sua palavra:
       - Nunca dê a certeza de sua presença se você não tem intenções ou não tem interesse em comparecer no determinado local combinado;

       - Não faça promeças que não pode cumprir;

       - Acasos acontecem, se você combinou de ir à algum lugar mas por algum motivo mais importante não pôde comparecer, avise o mais rápido possível para a pessoa com quem você marcou o compromisso.

       - Atrasos também contam, portanto se marcou algo compareça na hora e no local conforme o combinado, se imprevistos ocorrerem avise.
        Essas dicas acima são dicas básicas, mas se seguí-las a risca certamente você será mais respeitado e as pessoas ao seu redor com toda a certeza confiarão mais em você. Nunca se esqueça, a sua palavra é tudo que você possui, honre-a e ela abrirá seus caminhos. Não desperdice essa bênção, não rasgue esse documento precioso. Abraço e tudo de melhor sempre!


        0 comentários:

        Postar um comentário