Vídeo mostra as transformações territoriais na Europa desde o séc. XI

Já teve a curiosidade de saber como a Europa mudou desde o século XI até o XXI? Se sim, clique e assista ao vídeo ilustrativo das alterações territoriais verificadas nesses séculos.


"Você sabia que, em um passado distante, a Lituânia já foi o maior país da Europa? Pois é, isso aconteceu por que, durante os séculos XIV e XV, os territórios que hoje compreendem a Bielorrússia, a Ucrânia, algumas partes da Polônia e da própria Rússia faziam parte do domínio do Grão-Ducado da Lituânia. Atualmente, o país ocupa pouco mais de 65 mil quilômetros quadrados (para você ter uma noção, o estado de São Paulo tem 248 mil quilômetros quadrados).

Por lá, aconteceu de tudo: invasões dos poloneses, dos alemães nazistas e dos soviéticos. Mas os lituanos não foram os únicos europeus a sofrer inúmeras modificações territoriais ao longo de sua história. Muito pelo contrário.

Um vídeo/mapa divulgado pelo site LiveLeak mostra todas as transformações ocorridas nos territórios da Europa desde o ano 1140 até 2012, passando pelas invasões napoleônicas (por volta do ano de 1812, retratado no 2min e 33seg do vídeo) e, claro, a Segunda Guerra Mundial (que tem início em 1939, a partir de 3min e 4seg do vídeo)."





Via: Superinteressante



Deixe seu comentário, leitor!

0 comentários:

Postar um comentário