O mistério da epidemia de riso que atingiu a Tanzânia

Imagine várias crianças rindo freneticamente sem razão. Essa foi a incomum e estranha situação pela qual a Tanzânia passou. Clique e saiba mais!

Em 1962, três meninas frequentavam a escola na Tanzânia quando elas começaram a rir. O riso foi se expandindo rapidamente na escola, e 95 dos 159 estudantes começaram a rir freneticamente sem motivo aparente. Para algumas crianças, o riso durou apenas algumas horas, enquanto para outras durou até 16 dias.

Há 50 anos, a Tanzânia que ainda era conhecida por Tanganika, foi testemunha de evento extraordinário e único: uma epidemia de riso. Três meninas foram para a escola em uma pequena aldeia chamada Kahasha, quando começaram a rir. O riso se espalhou velozmente pelo local e contaminou várias crianças. Devido a este evento incomum escola foi fechado, e todas as crianças foram devolvidas às suas aldeias circundantes.

A epidemia se espalhou rapidamente para as aldeias vizinhas e depois de vários meses, mais de 200 crianças sofriam com os ataques de riso. Eles tiveram que fechar mais duas escolas e a epidemia não parava até que foram “infectadas” 1.000 crianças e 14 escolas foram fechadas, enquanto os professores e adultos desamparados e impotentes assistiam aos ataques.

A crise de riso, só amenizou depois que as aldeias e vilas contaminadas foram submetidas a quarentena. Ninguém podia sair ou entrar nelas enquanto alguém ainda estivesse gargalhando sem parar.

Até hoje não sei a verdadeira razão pela qual as crianças riram incontrolavelmente. O riso, provavelmente, se espalhou de forma aleatória, como um vírus. Segundo uma pesquisa, as aldeias ao redor Kahasha sofreram ataques ocasionais de riso por mais de um ano, e talvez até 18 meses.
Acredita-se que as crianças da Tanzânia estavam em um momento de grande stress, muito mais do que a tensão típica de um estudante e a epidemia do riso foi uma válvula para libertar o stress. No entanto, esta é apenas uma hipótese. A causa real é um mistério, atualmente a única explicação médica seria uma “histeria em massa” ou uma “doença psicogênica em massa”.

Apesar do nome e do sintoma, a epidemia de riso não foi nada divertida. As crianças estavam completamente incapacitadas de fazer qualquer coisa, e sofreram de fortes dores, tonturas, problemas respiratórios, erupções cutâneas e ataques intermitentes de choro.


Via: Mundo Louco


O que achou dessa epidemia? Deixe seu comentário, leitor!

0 comentários:

Postar um comentário