Mundo DSE

Veja a carta que Gandhi enviou a Hitler

Mahatma Gandhi, uma das figuras mais importantes do século XX, mostrou, mais uma vez, o ser humano ímpar que era ao enviar uma carta a Adolf Hitler. Clique para saber o conteúdo da missiva!

Mahatma Gandhi é o líder pacifista que comandou o processo de independência da Índia. Ele enviou a Hitler uma carta pedindo que esse evitasse a guerra. A correspondência foi  escrita em 23 de julho de 1939, quando a Alemanha do Führer estava prestes a invadir a Polônia e dar início à Segunda Guerra Mundial.

A carta, que nunca chegou ao seu destino, pois foi interceptada pelo governo britânico, diz o seguinte:

http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/files/2013/06/gandhi.jpg


Índia, 23 de julho de 1939
Querido amigo,
Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade.
Está claro que hoje você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem.   
Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça? Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso? De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você.
Permaneço seu amigo, 
M. K. Gandhi

Via Superinteressante


Gostou? Deixe seu comentário, leitor!
Abraço!

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.