Como malhar corretamente

Malhar é algo que trás muitos benefícios a nossa saúde, mas para usufruir destes é necessário realizar todas as atividades físicas corretamente.

Frequentar academia, “puxar ferro” e suar a camisa. Essa rotina deixa qualquer corpo sarado e em forma para o verão. Mas alguns descuidos podem acabar com um treino bem feito e trazer sérias conseqüências para a saúde.

Um dos erros mais freqüentes cometidos por quem malha é a postura errada da coluna durante o exercício. “O prejuízo imediato de quem faz uma série de exercícios de forma errada será forçar em demasia alguns ligamentos de forma desigual. Em longo prazo, acontece uma sobrecarga anormal em um dos lados dos discos da coluna, o que pode levar a uma hérnia”, explica o ortopedista Lafayette Lage.

Cada articulação do corpo tem uma abertura considerada ideal, e ela deve ser obedecida para que não ocorra a lesão. O médico diz ainda que após determinado grau do arco do movimento, certas estruturas normais podem sofrer um impacto que, em seqüências de repetição, pode lesar a borda da articulação.

Outro cuidado a ser tomado é durante a flexão de quadris e ombros. O ideal é que não se flexione mais que 70 graus o quadril e mais que 60 graus os ombros. “Isso evita o impacto e preserva o menisco do ombro e do quadril. A lesão desse menisco causa dor e a uma artrose precoce”, explica o médico.

Mas mesmo que cuidados sejam tomados e a pessoa mantenha uma postura correta durante todo o exercício, outros fatores influem na saúde física de quem malha. Segundo o ortopedista, uma pessoa que, por exemplo, passou a infância sentando em cima das pernas (em W ou com uma perna sobre a outra), fatalmente terá um desalinhamento da articulação entre a patela e o fêmur. “Neste caso, mesmo fazendo uma mesa romana ou leg press com a postura correta, existirá um desgaste precoce da cartilagem da patela (ou rótula), o qual levará a dor e artrose precoce”, finaliza.

Confira algumas dicas para malhar da maneira correta:

Exercício Abdominal:


Treino de biceps:



Confira algumas imagens com modo certo e errado para praticar cada exercício:













Mais alguns erros:

Movimento incompleto
Acontece em todas as academias. Pessoas enchendo o leg press de peso, mas fazendo o movimento até a metade, ou menos. O mesmo ocorre no Agachamento livre, no hack e até na cadeira extensora. Limitando o movimento, você está limitando seus ganhos.

Pegando muito pesado
Isso acontece muito. O cara que fez antes de você colocou um peso absurdo de cada lado (fazendo o movimento errado), então você deixa o peso, ou coloca até mais, fazendo poucas repetições com o movimento bem limitado. A única coisa que está sendo exercitada nesse caso é seu orgulho.

Falta de Consistência
Algumas pessoas pensam que treinando forte por três semanas, pode-se, por algum motivo, ficar sem treinar por duas semanas e voltar de onde pararam. Engano, o prejuízo é grande.


Estamos à procura de um novo redator para escrever sobre fitness, entende do assunto? Gostaria de compartilhar o que sabe? Clique aqui.

Gostou? Então deixe seu comentário!



Referências: 
Imagens: Google Images


0 comentários:

Postar um comentário