7 Curiosidades fascinantes sobre os olhos

Hoje temos uma postagem com curiosidades pra lá de interessantes sobre os olhos.Tenho certeza que algumas você nem imaginava. Então confira e divirta-se!

As pessoas costumam dizer que, sem os nossos 5 sentidos a vida seria muito triste e chata. Todos os nossos sentidos são extremamente importantes, mas, com certeza, se você perguntasse a maioria das pessoas qual é o sentido que menos gostariam de perder provavelmente diriam a sua visão. Se você parar e pensar por um momento, você vai perceber que quase tudo o que fazemos em nosso dia-a-dia envolve a nossa visão.

Neste artigo, você irá conferir mais sobre os seus olhos. A lista abaixo é um top 7 de coisas interessantes que você não sabia sobre seus olhos.

1• Todas as pessoas precisam de óculos de leitura à medida que envelhecem
Isso supõe que você já tem a visão perfeita a distância. Se você está lendo este artigo e tem menos de 40 anos de idade, com visão perfeita a distância, posso dizer com grande certeza que você vai precisar de óculos de leitura, em algum momento no futuro. Em cerca de 99% dos casos, a idade que a pessoas começam a precisar usar óculos de leitura está entre 43 e 50 anos. Isso ocorre porque a lente em seu olho lentamente perde sua habilidade de focalizar com a idade. A fim de concentrar as coisas perto de você, sua lente tem de mudar de uma forma para outra mais esférica e ela perde a capacidade de fazer isso à medida que envelhece.

2• Os olhos já estão totalmente desenvolvidos com apenas 7 anos de idade
Com a idade de 7 anos os nossos olhos estão totalmente desenvolvidos e são fisiologicamente iguais aos de um adulto. E por esta razão é de vital importância diagnosticar problemas de visão antes desse período. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de responder ao tratamento necessário.

3• Nós piscamos aproximadamente 15.000 vezes por dia
Piscar o olho é uma função semi-involuntária o que significa que a fazemos automaticamente, mas você também pode escolher piscar. Piscar é uma função extremamente importante dos seus olhos, uma vez que ajuda a remover qualquer sujeira na superfície do olho, ao espalhar as lágrimas frescas sobre eles. Estas lágrimas ajudam a nutrir os olhos com o oxigênio e também tem importantes propriedades antibacterianas. Você pode pensar na função de piscar como sendo semelhante à ação dos para-brisas do seu carro, lavando e removendo tudo.

4• A lente do olho é mais rápida do que qualquer lente de câmera
Basta levar um minuto para olhar ao redor da sala e pensar em quantas diferentes distâncias você está se concentrando menos. Toda vez que você fizer isso, a lente em seu olho está mudando o foco instantaneamente, mesmo sem você estar ciente disso! Compare isso com a lente da câmera, que leva alguns segundos para uma distância entre o foco e outro. Só basta ser grato pela lente em seu olho ser tão rápida como é, caso contrário, as coisas estariam constantemente entrando e saindo de foco.

5• Nós vemos com o cérebro e não com olhos
A função de seus olhos é coletar todas as informações necessárias sobre o objeto que você está olhando. Esta informação é então passada do seu olho ao cérebro através do nervo óptico. É o cérebro (córtex visual), onde toda esta informação é analisada para que você possa "VER" o objeto em sua forma final. Mas isso não quer dizer que seus olhos não desempenham um papel importante.

6• Os olhos lacrimejam quando estão secos
Pode parecer loucura, mas este é um dos fatos estranhos sobre seus olhos. A lagrima é composta de água, sais minerais, proteínas e gordura, produzido pelas glândulas lacrimais, sendo que quando um desses componentes na quantidade certa, seus olhos podem permanecer secos.

7• Os olhos podem se adaptar a pontos cegos de visão
Algumas doenças oculares e determinadas condições de saúde em geral, podem levar ao desenvolvimento de pontos cegos na visão. Isso seria extremamente debilitante, se não fosse a capacidade do seu cérebro de adaptar os olhos para fazer estes pontos cegos, simplesmente, desaparecerem. São adaptações como estas que fazem nossa visão ser tão resistente.


Gostou? Então deixe um comentário.

0 comentários:

Postar um comentário