Você Conhece a Tecnologia Arquivando em Nuvens?

Eu tinha que fazer um resumo deste artigo que foi publicado pela revista Universidade Pública que é vinculada a Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora trago a vocês para conhecerem essa nova tecnologia.


A tecnologia de computação em nuvens é aquela que é gerenciada por máquinas que comandam os softwares, para que se possa obter informações e arquivos pessoais e profissionais por qualquer aparelho conectado à Internet.
Essa tecnologia existe há pelo menos 15 anos, e grandes empresas chegam a investir bilhões para essa tecnologia. Para quem quer abrir um empreendimento, a computação em nuvens se torna uma opção econômica, pois não é preciso, por exemplo, a compra de máquinas novas bastando ter apenas o acesso à Internet banda larga.
Para o Prof. Leonardo Moreira o negócio de alugar máquinas é benéfico para ambos os lados, tanto os que procuram o aluguel para os que alugam.
A computação em nuvens tem seu crescimento por facilitar a vida de usuários que salvam seus arquivos e informações importantes em outro lugar fora o que geralmente guarda.
Para a jornalista Lívia Rosas o Dropbox é utilizado como um “pendrive virtual” para armazenar os arquivos mais importantes. Também fala que o compartilhamento de arquivos é outra facilidade, pois não tem limitação de tamanho para envio.
Apesar do tempo, esses estudos no Brasil só começaram recentemente. Para o Prof. Emanuel Coutinho, mesmo sendo recentes, é possível identificar que este campo é muito amplo para estudos. Para ele, que está pesquisando a distribuição e qualidade dos serviços disponíveis na área de computação em nuvens. Os pesquisadores garantem que não há mais fragilidade com relação à segurança de armazenamento e transição dessa tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário