Os 10 Livros Mais Populares do Mundo

Escrever sobre isso é bem difícil, pois não há como saber, com precisão, os números de vendas. Há outros fatores também como alguns livros são religiosos, dicionários, séries de livros... Então eu resolvi utilizar um pouco da vendagem e utilizar outras considerações para descrever quais livros são realmente populares. Abaixo segue a lista:

1.      Bíblia Sagrada – Não é surpresa pra ninguém que a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos (estimativas estão entre 2 bilhões e 6 bilhões). O livro é lido por católicos, protestantes, judeus, islâmicos (sim alguns deles também leem), teólogos, agnósticos... E até alguns ateus. É difícil dizer todos, mas sabemos que o mundo inteiro lê a Bíblia, seja por causa da religião, seja por ser o livro que inspirou a maior corrente de todos os tempos que é o Cristianismo. O fato é que há muito tempo que ela está entre as mais vendidas fora o fato de ser milenar e escrito em, praticamente, todas as línguas. Só em minha casa tenho quatro!

2.      O Livro Vermelho – Esse livro, apesar de não ser, pelo menos pra mim, tão conhecido, é um dos poucos livros que talvez chegue, atualmente, a casa dos bilhões (estimativas vão de 900 milhões a 2 bilhões). O livro é uma coletânea e foi inspirado nas citações do então presidente da República Popular da China Mao Tsé-Tung. Durante a Revolução Cultural da China o livro passou a ser, praticamente, obrigatório, pois em todos os setores, da educação ao mercado de trabalho exigiam sua leitura. Sua distribuição subsidiária começou nos anos 60, pelo governo chinês e é considerado, atualmente, o segundo livro mais vendido do mundo.

3.      Alcorão – O livro sagrado dos mulçumanos não é vendido entre os islâmicos e sim dado. Isso deve explicar um pouco seu enorme número de exemplares (entre 600 e 800 milhões). O livro também é um dos mais antigos da lista, dizem que foi compilado depois da morte de Maomé (632) que foi quem o escreveu, supostamente, inspirado por Deus durante 23 anos.

4.      Dom Quixote – Como esta lista é sobre os mais populares e não, exatamente, os mais vendidos (apesar de alguns cogitarem que o livro chega a 500 milhões de exemplares), Dom Quixote é sem dúvidas um dos mais comentados livros de toda a história da humanidade. É um marco por ser um dos primeiros das línguas 
europeias modernas. Foi considerado, em 2002, a melhor obra de ficção de todos os tempos.

5.      Série Harry Potter – É claro que em questão de popularidade Harry Potter supera os demais. Suas vendas somadas de todos os 7 livros somam mais de 450 milhões de exemplares, e por isso não podia deixa-lo de fora desta lista. Ele também tornou a autora J.K. Rowling a escritora mais rica do mundo. Somente o livro Harry Potter e a pedra filosofal vendeu mais de 120 milhões de exemplares.

6.      Dicionário Xinhua Zidian – É o dicionário mais popular da China. As vendas estão acima de 400 milhões.

7.      Um Conto de Duas Cidades - É um romance histórico de autoria de Charles Dickens lançado em 1859. Vendeu mais de 200 milhões de cópias.

8.      Livro de Mórmon – Um dos livros sagrados utilizados por adeptos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Tem 180 milhões de exemplares.

9.      O Senhor dos Anéis – A junção dos três livros da série, que na verdade foi escrito como um só, vendeu mais de 150 milhões de cópias.

10.  Escotismo para Rapazes – É um livro técnico que contém orientações sobre conhecimentos importantes para um escuteiro. Foi lançado em 1908 e vendeu mais 150 milhões de exemplares.
              
          Adaptado dos sites: Wikipédia e http://www.mais1livro.com/?p=141

0 comentários:

Postar um comentário