História e importância do curso de administração no brasil - 1

Mais uma vez venho aqui trazer um resumo de livro ou partes do livro que, aproveitando para estudar, vou postar aqui pra vocês. O Livro é: Ensino e pesquisa em administração de Carlos Osmar Bertero. Espero que gostem!


Administração é uma área do conhecimento que assumiu grandes dimensões no Brasil e que se desdobrou em várias especificidades funcionais. A sua escolarização é recente, mas sua atividade é bem antiga. Seus estudos começaram ou nos Estados Unidos, ou na França, mas se sabe que foi nos Estados Unidos que o ensino em administração se instalou na Universidade. Há algumas universidades que não utilizam mais administração como curso de graduação fazendo dela apenas objeto graduate school, ao contrário de outras de menor prestígio.

A administração pública iniciou nos departamentos de government, que tinha um conjunto de disciplinas próprias e voltadas para o funcionalismo público. O aumento do ensino em administração está ligado ao crescimento dos Estados Unidos no século passado, o que fez com que dois terços da produção científica fossem de lá. Este fato é importante para o entendimento do ensino de administração no Brasil, que cria instituições e cursos em São Paulo, para a administração de negócios, e no Rio de Janeiro, para a administração pública.
Os programas de administração se estabeleceram depois da Segunda Guerra Mundial, devido ao otimismo do mundo, que buscava soluções para os desenvolvimentos econômico, social e político.  O Brasil aliou-se aos Estados Unidos, o que fez com que o ensino em administração fosse influênciado por eles. Começa então a administração pública no Rio de janeiro com a Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap), na Fundação Getúlio Vargas. Esse curso tinha como objetivo modernizar o setor público com profissionais dotados de competência e comprovadas por escolarização e experiência. Sua grade curricular incluia formações na área de ciências sociais, algumas matérias instrumentais e disciplinas funcionais de administração. Depois se desenvolveu cursos de pós-graduação e suas atividades se incorporaram a administração de empresas (Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas). A escola de administração de empresas de São Paulo (Eaesp) foi iniciada em São Paulo, pois a cidade demostrava um grande crescimento econômico. O currículo dessa escola causou impacto nos modelos de cursos de graduação em todo país. A Universidade de São Paulo também iniciou um curso de administração na mesma época que era ligada, inicialmente, à área de economia. Depois de se fortalecer, criaram a graduação em administração. Ambas (USP e Eaesp) se baseavam nas instituições norte-americanas.

0 comentários:

Postar um comentário