Quem comemora a Páscoa?

Bom não pense que é uma simples pergunta pois a faço fora do contexto das religiões cristãs. Pra começar vou falar um pouco da história da Páscoa. Primeiramente nessa época havia dois tipos de comemorações:
de um lado os judeus que celebravam a Páscoa (que significa passagem) por ter sido nessa época que Moisés libertou o povo da escravidão no Antigo Egito; a outra é a chegada da primavera que as religiões pagãs antigas assim como outras atualmente (exemplo: algumas religiões protestantes, principalmente as do hemisfério norte, comemoram a ressureição de Cristo junto a primavera) também a comemoram. Essa época também é lembrada por alguns povos como a chegada do ano novo segundo o calendário persa.
As religiões Cristãs comemoram a morte e ressureição de Cristo por isso ela é considerada a mais importente festa do calendário Cristão(apesar da mídia fazer parecer que é o natal). Essa data representa uma renovação da fé para com Deus.Para os católicos a missa do sábado santo é a mais importante. Para os evangélicos o domingo é mais enfatizado do que a sexta da paixão. Já os umbandistas não comemoram a Páscoa, apesar de comemorarem várias outras datas do calendário católico. Para os espíritas, que geralmente não comemoram festas de outras religiões, a Páscoa representa sim a volta de Jesus não como uma ressurreição mas com um corpo espiritual.
É, pra quem pensa que a Páscoa é só chocolates está muito enganado. Essa tradição foi posta através dos séculos por meio de outros culturas e pelo comércio que acabam, infelizmente, tirando a origem e o foco dessa data tão importante. E você? Como comemora a Páscoa? E o que acha dessa data? Comente e boa Páscoa a todos!

0 comentários:

Postar um comentário