Mundo DSE

O windows 7 no seu pen drive.


Uma das formas de instalar o sistema operacional nos netbooks é usar um pen drive bootável, justamente porque os netbooks não costumam trazer um drive de CD/DVD. Outra forma seria usar um adaptador SATA/IDE para. Mai se você por algum motivo precisa usar o pen drivepara usufruir de todo o design e tecnologia do Windows 7 a note essa dica:
Primeiro, passo será preciso um computador com uma unidade de DVD ativa e o Windows 7 instalado.
Conecte o pen drive. Faça cópia dos dados importantes que porventura possam estar nele, já que ele será formatado. Acho que não precisaria dizer, mas o pen drive deve ter espaço quando vazio, para caber o DVD do Windows desejado, seja o 7. Se você tiver gerado uma imagem menor, usando programas como o vLite, pode ser o espaço necessário para caber ela. O recomendável para o DVD do 7 é um pen drive de 4 GB. Será necessário rodar o prompt de comando como administrador, para ter acesso ao dispositivo e ferramentas de formatação. Para isso, clique com o direito no menu do prompt de comando e escolha “Executar como administrador”. No prompt, rode o comando diskpart. Ele pode demorar alguns segundos para iniciar, quando estiver carregado aparecerá à esquerda DISKPART>. Tecle ENTER após os comandos em NEGRITO e AZUL, em cada linha No prompt dele, digite: DISKPART> list disk Ele vai mostrar os discos, status, tamanho. Identifique o seu pen drive pelo número: Disco 0, Disco 1, Disco 2, Disco 3, etc. Para saber qual é seu pen drive, observe a capacidade, já que seu HD deverá ser bem maior. Se estiver em dúvida, rode o comando com e sem o pen drive plugado para ver o que muda. Agora selecione o disco, digitando:
select disk 1 (Troque o número 1, naturalmente, pelo número correspondente ao seu pen drive.)
Cuidado para não digitar o número errado, senão você excluirá os dados de algum dos seus discos rígidos.
Rode estes comandos, dando enter após cada linha: clean create partition primary select partition 1 active format fs=NTFS assign exit Você sairá do diskpart, mas ainda não terminou. Nota: você poderia formatar o pen drive pela interface gráfica do Windows, mas seria necessário recorrer ao diskpart para marcar a partição como “ativa”. Por isso vale a pena citar os passos já no diskpart 🙂
Coloque no drive de CD/DVD a mídia do Windows que você quer copiar para o pen drive (lembre-se, Seven, aqui não vale para o XP).

Se você só possuir a imagem (.iso) do sistema use o Daemon Tools para emular.
Ainda no prompt (mas já fora do diskpart), alterne para a unidade do CD/DVD. Supondo que seja a unidade D:, digitaria:
d: cd d:boot
Isso te leva para a pasta boot, do DVD do Windows. Rode o bootsect para tornar o drive bootável. Assim:
bootsect /nt60 e:
Onde E: é a letra da unidade do pen drive. Ao usar o diskpart você limpou o pen drive, criou uma partição e formatou-a em NTFS. Segundos depois de concluído o pen drive deve ter aparecido no “Computador” do Windows Explorer. Caso não, tire o pen drive e recoloque, para ver que letra será atribuída a ele. Agora lidamos com a partição, não com o número identificador do disco como foi feito ao usar o diskpart. Dado o bootsect como explicado, o pen drive é bootável para o Windows 7. Só que ele não tem os arquivos do sistema em si.
Agora vem a parte mais Díficil, sem segredos: copie todo o conteúdo do DVD para o pen drive. Você pode pular as pastas de documentação ou extras, mas mantenha as essenciais. Na dúvida, copie tudo.
Você pode copiar usando o Windows Explorer mesmo, desde que copie “certo”, deixando os arquivos da raiz do DVD na raiz do pen drive, e não criando uma pasta dentro do pen drive e nela colando o conteúdo do DVD (isso ocorreria se você copiasse o DVD clicando no ícone do DVD com o direito, na janela Meu Computador, e colando depois dentro do pen drive). Pronto! Você tem um pen drive de boot do Windows Seven, basta dar boot com ele, selecionando no SETUP da máquina a opção de boot pela porta USB.
O que você viu usa comandos nativos do Windows, que não existem dessa forma no Windows XP. Se você usa o XP, precisaria recorrer a alguma ferramenta de terceiros para criar um pen drive de boot, sendo mais complicado. Ah, lembre-se que o XP já tem quase 10 anos… Instalar o Windows 7 num netbook não é uma tarefa muito agradável, visto que o sistema é pesado. Porem a versão Starter que é para Netbooks por ser um sistema mais leve e não conter o tema aéreo, porém já vim vários Netbooks que funcionaram numa boa até com Windows 7 Ultimate a última e melhor versão desse sistema.
Abraço.

Editor

Olá! Sou o faz tudo do site (quase tudo). Apaixonados por internet, adepto das novas tecnologias e webmaster. Aproveite o conteúdo, pois todos os dias estamos postando algo novo. :)

Adicionar comentário

Se divertir com os melhores Jogos Online.