Por que rimos de coisas engraçadas?


Os humanos não são os únicos animais que tem a habilidade de rir. O sorriso e o riso já foi observado em outras espécies de primatas durante inteirações sociais. Este tipo de resposta comportamental serve como um sinal para o grupo que dissemina emoções positivas, reduz o estresse e contribui para a união do grupo. É por isso que fazer piadas ruins é perigoso para você.

A risada proveniente do humor em humanos pode ser dividido em estágios. Quando estamos ouvindo uma piada a primeira parte do humor é o fim da piada, que é um final incongruente. Depois a mente começa a solucionar o problema para interpretar a incongruência ou surpresa. Finalmente o cérebro consegue estimar estes passo que juntos formam o humor e evocam a resposta da risada.

A dopamina, um neurotransmissor (substância que permite a transmissão do impulso nervoso do neurônio) é responsável por permitir que o cérebro progrida através dos estágios do humor. A dopamina permite que você se sinta bem quando ri. Alguns estudos demonstraram um avanço na saúde de pacientes com doenças crônicas quando eles são expostos a estímulos engraçados. Parece que o velho adágio “A risada é o melhor remédio” provavelmente algum traço de verdade.

Fonte: [Live Science] - http://www.livescience.com/

0 comentários:

Postar um comentário