CONHEÇA MELHOR GUARAMIRANGA

 Conheça um pouco mais sobre a linda cidade de Guaramiranga.Uma cidade de belas paisagens naturais com um ótimo clima.Conheça a baixo um pouco mais sobre Guaramiranga.



Teatro Municipal Rachel de Queiroz


Localização: Rua Joaquim Alves Nogueira s/n - sede.

Horário de Funcionamento: varia em função da programação cultural do município.

Inaugurado no ano de 1999, o Teatro tem capacidade para 400 pessoas. O Teatro sedia espetáculos artísticos, reuniões e grandes eventos.


Biblioteca Municipal Rui Barbosa


Localizada na sede do município, foi inaugurada no ano de 1984, passando por uma ampliação no dia 6 de novembro de 1999. Dentre suas obras mais valiosas destacamos: Obras Célebres (Coleção), Enciclopédia Barsa e Édipe, Delta Larousse e o Novo Tesouro da Juventude.

Oferece aos visitantes, oportunidades de: leitura, pesquisas e trabalho. A Biblioteca dispõe ainda de mapas e um acervo de livros paradidáticos.


Praça de Alimentação

Localizada no centro da cidade, a praça é local ideal para quem deseja provar boas comidas, já que oferece grande diversidade de restaurantes, cada um com estilo culinário diferenciado.

Durante os fins de semana, acontecem shows e apresentações de bandas e artistas cearenses.

Ao centro da praça, encontra-se o Teatro Municipal Rachel de Queiroz, onde acontece a maioria dos eventos e festivais da cidade de Guaramiranga.


Teatro Rachel de Queiroz


Localização: Rua Joaquim Alves Nogueira s/n - sede.

Horário de Funcionamento: varia em função da programação cultural do município.

Fundado no ano de 1992, o Teatro tem capacidade para 150 pessoas.
O Teatro sedia espetáculos artísticos, reuniões e grandes Eventos.


Pico Alto


O Pico Alto é o segundo ponto mais elevado do Ceará, com 1.115 metros de altitude. A temperatura no local varia entre 12ºC e 15ºC.


Igreja de Nosso Senhor do Bonfim


Data de construção – Século XIX por volta do ano de 1870.
Localização – Distrito de Pernambuquinho.
Distancia – 09 Km da sede.

Apesar de ter sido comemorado o seu centenário no ano de 2000, os moradores da localidade descobriram que a construção e de aproximadamente 1870, realizada pelo Padre José Raimundo Batista na época vindo do Estado de Pernambuco. A Fachada sem torres e com poucos ornamentos lembra modelos da arquitetura Jesuítica Portuguesa.
Reverenciado no mês de Setembro.


Capela de Santa Terezinha


Data de Construção – Século XIX no ano de 1871.
Localização – Sítio Botija – estrada Sede – Pernambuquinho.
Distância – 8 Km da sede.

É a primeira capela com esta invocação no Brasil. A capela é bastante simples e de dimensões modestas possuindo apenas uma nave e uma sacristia ao fundo. No altar, fica um pequeno retábulo em madeira.
Nesta capela foram realizadas locações do filme “Milagre em Juazeiro” do cineasta cearense Wolney Oliveira.
Reverenciada no mês de outubro.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição


Data de Fundação – Final do século XIX no ano de 1873.
Localização – Praça Frei Honório (sede).

Em sua fachada predominam os princípios clássicos da simetria e do equilíbrio, realçados pela sobriedade de ornamentos. Internamente a igreja é uma construção austera, de maciços de alvenaria totalmente lisos e com uma iluminação homogênea.
A padroeira do município é Nossa Senhora da Conceição
Horários de missas – Sábado às 18:30h e aos domingos às 9:00 e 18:00h
Reverenciada no mês de dezembro

É ponto de parada obrigatória para quem visita Guaramiranga.

A Igreja Matriz chama atenção por sua magnitude e beleza. A fé na santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição, também é razão para atrair o povo guaramiranguense e visitantes.


Convento dos Capuchinhos


Época de Construção – por volta de 1932
Localização – Morro do Convento

Na década de 30, missionários Capuchinhos vindos da Itália instalaram-se na serra e construíram um sólido e bonito convento ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e implantaram a ordem presente até os dias atuais, sob a liderança de freis brasileiros.
Internamente se vislumbra um espaço interessantemente protegido por arcadas, cabendo à fachada uma nudez literalmente Franciscana.
Atualmente boa parte das alas é destinada à recepção de hóspedes.


Igreja de Nossa Senhora de Lourdes


Data de Fundação - 1892
Localização – Ladeira da Gruta (sede)
Acesso: Pode ser realizado por automóvel ou a pé por uma escadaria composta por 79 degraus.

A construção imponente tem um espaço interno surpreendentemente reduzido: Esse fato, mais os desenhos que cobrem todas as paredes e o teto, e, principalmente, a pouca iluminação filtrada por vitrais, criam uma atmosfera de recolhimento. Seu interior possui uma imagem de N.S. de Lourdes, trazida de Lourdes (Portugal) e abrigada em uma gruta de pedra no altar maior.
Em 1996 a torre da igreja ruiu, destruindo parte das naves central e direita. O governo do Estado financiou a reconstituição do edifício tal qual era, inclusive em seus detalhes internos, como a pintura das paredes.
Reverenciada no mês de Agosto



Gostou de Guaramiranga só pelas as fotos? Pois venha visitar nossa Cidade e desfrutar dos maravilhosos banhos e lindas paisagens naturais!!!

0 comentários:

Postar um comentário