Quem já mandou no mundo?

Quem já mandou no mundo?
Paulo D’Amaro

Hoje, a hegemonia mundial dos Eua parece incontestável e eterna. Mas, perto do reino do Egito, surgido há 5 mil anos e morto 3 mil anos depois, o domínio americano de algumas décadas não significa muito. Veja quanto duraram as principais civilizações e impérios que passaram pelo planeta desde o começo da história.




Babilônios (1894 a.C. a 539 a.C.)

Civilização que floresceu em torno da cidade da Babilônia. Ficaram conhecidos pelo Código de Hamurabi, a primeira compilação de leis que se conhece. Desapareceram após a derrota para Alexandre, o Grande.

Egípcios (3100 a.C. a 30 a.C.)

Os egípcios foram a civilização de maior destaque antes dos gregos e dos romanos. Formada cerca de 3 milênios antes de Cristo pela unificação de várias comunidades à beira do Nilo, a civilização foi subjugada pelos persas em 525 a.C. e desintegrou-se.

Maias (1500 a.C. a 1400 d.C.)

O Império Maia ocupou uma área que vai do atual Belize até o México, construindo cerca de 15 cidades. Seu desaparecimento, no século 15, antes da conquista espanhola, pode ter ocorrido devido a lutas entre essas cidades.

Gregos (1200 a.C. a 323 a.C.)

A civilização grega mudou o mundo ao desenvolver o conceito de democracia e estimular atividades como filosofia, poesia, dramaturgia, artes plásticas, ciências, esportes e arquitetura. Ela desapareceu gradualmente quando foi dominada pelos romanos.

Romanos (753 a.C. a 476 d.C.)

Com a herança grega, desenvolveram o direito, a engenharia e a arte. A decadência veio nos primeiros séculos do cristianismo. O império acabou por causa das invasões germânicas.

Astecas (1250 d.C. a 1521 d.C.)

Povo que ocupou o México e fundou belas cidades, ainda que boa parte da população fosse de agricultores. Usavam sementes de cacau como moeda. Implantaram o serviço militar obrigatório e construíram intrincadas obras de engenharia. Foram destruídos pelos espanhóis.





Fonte: Enciclopédia Britânica

0 comentários:

Postar um comentário